O arrebatamento e a volta de Cristo - Ministério Ligonier
O milênio
maio 20, 2024
O juízo final
maio 24, 2024
O milênio
maio 20, 2024
O juízo final
maio 24, 2024

O arrebatamento e a volta de Cristo

Nota do editor: Este artigo faz parte da série da revista Tabletalk: Os últimos tempos.

Certa vez, um amigo meu pregou sobre a volta de Cristo em uma igreja que tinha uma visão do fim dos tempos baseada no dispensacionalismo. Após o culto, um dos membros da igreja, ao que parece preocupado com o que acabara de ouvir, perguntou-lhe: “Você acredita no arrebatamento, não é verdade?” Meu amigo respondeu com alegria: “Ah, acredito que o retorno de Cristo será um evento arrebatador!”

Ao contrário de muitos conceitos errôneos amplamente aceitos sobre o arrebatamento e o retorno de Cristo, inclusive os encontrados no dispensacionalismo, as Escrituras reconhecem apenas duas vindas de Cristo: a primeira em Sua encarnação e a segunda na consumação. A revelação do NT sobre os eventos que acompanham o retorno de Cristo inclui o ensino de 1 Ts 4:13-18, uma passagem que muitos evangélicos ocidentais entendem de modo errado como prova de uma evacuação dos cristãos para o céu para escapar de parte ou de toda a tribulação que precede o retorno visível de Cristo. Porém essa passagem, na verdade, ensina que os cristãos que estiverem vivos quando Cristo retornar em glória serão “raptados” (ou seja, arrebatados) no momento desse retorno, logo após Cristo ressuscitar Seu povo dentre os mortos em Sua segunda vinda. Em outras palavras, a igreja não é evacuada antes da vinda final de Cristo e não lhe é prometida uma fuga da tribulação.

Embora propostas complicadas sobre o arrebatamento e o retorno de Cristo tenham sido apresentadas por meio do ensino dispensacionalista desde o final do século XIX, a revelação bíblica a respeito desses eventos é de uma agradável simplicidade. As Escrituras não falam de três retornos de Cristo (ou dois e meio, como certas propostas insistem); em vez disso, a história redentora é estruturada pela primeira e segunda vinda de Cristo. O autor de Hebreus ensina: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hb 9:27-28). Essa passagem resume o que o restante do NT revela sobre as duas aparições de Cristo e a esperança dos cristãos.

Em contraste, o pré-milenismo dispensacionalista é definido pela crença de que haverá um arrebatamento secreto dos cristãos antes ou durante um período de tribulação que precede a vinda visível de Cristo para instituir Seu reinado literal de mil anos na Terra. Essa concepção errônea se baseia em várias suposições a priori sobre o que é revelado em 1 Ts 4:13-17. Nessa passagem, o apóstolo Paulo escreve:

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 

O apóstolo escreveu essa carta para encorajar os cristãos tristes com relação à morte de cristãos que conheciam e amavam. Falsos mestres haviam perturbado esses cristãos com a noção de que a ressurreição já havia ocorrido. Em resposta, Paulo apresentou um resumo geral do que acontecerá quando Cristo voltar. Ele vincula diretamente a ideia de os cristãos serem “arrebatados […] para o encontro do Senhor nos ares” à proclamação pública do retorno de Cristo. Isso milita contra a ideia de um arrebatamento secreto. O retorno de Cristo será acompanhado de uma proclamação pública. Jesus primeiro trará a ressurreição de Seu povo que morreu, depois fará com que os que estiverem vivos sejam arrebatados com Ele nos ares. Em nenhum lugar as Escrituras apresentam a ideia de um arrebatamento secreto antes de um período de tribulação, mas revelam que a segunda vinda de Cristo será um evento bastante glorioso para todos os cristãos.

Publicado originalmente em Tabletak Magazine.

Nick Batzig
Nick Batzig
O Rev. Nicholas T. Batzig (@Nick_Batzig) é pastor sênior da Church Creek PCA em Charleston, SC, e editor associado do Ministério Ligonier. Ele escreve no blog Feeding on Christ [Alimentando-se de Cristo].