Quais são os cinco Solas? - Ministério Ligonier
O que é o princípio regulador do culto?
junho 19, 2024
Os cinco Solas ainda são importantes para a Igreja de hoje?
julho 2, 2024
O que é o princípio regulador do culto?
junho 19, 2024
Os cinco Solas ainda são importantes para a Igreja de hoje?
julho 2, 2024

Quais são os cinco Solas?

Nota do editor: Este artigo faz parte da coleção de artigos: Quais são os cinco Solas?

Os cinco solas não foram de fato slogans da Reforma, porém servem como um bom resumo da fé reformada. Nem Martinho Lutero, nem João Calvino, nem outro reformador protestante resumiu seus ensinamentos em uma lista organizada, que inclui somente as Escrituras, somente Cristo, somente a fé, somente a graça, somente para a glória de Deus. Com o passar dos séculos XIX e XX, esse resumo quíntuplo tornou-se a versão abreviada do que é conhecido como teologia reformada. Embora essa descrição da fé reformada tenha surgido mais tarde, ainda transmite bem a essência do evangelho em toda a sua graciosidade e centralização em Cristo, exatamente como é revelado nas Escrituras. Esses cinco solas mostram a glória da forma graciosa de salvação de Deus de uma forma que define o tom da verdadeira teologia, que reflete em como pensamos e vivemos neste mundo.

Sola Scriptura

A teologia deve ser fundamentada nas Escrituras. O discurso vivificante de Deus nos revela Sua salvação e nos chama à fé e ao arrependimento. Outrora éramos trevas, mas agora somos luz no Senhor (Ef 5:8). Satanás cega a mente dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo (2 Co 4:4). No entanto, o Deus que ordena a luz resplandecer nas trevas ilumina nosso coração, e nos dá a luz “da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” (2 Co 4:6). Deus sempre faz isso por meio do Espírito que opera mediante a Palavra. O Espírito Santo é o Autor das Escrituras e Ele fala através delas (Hb 3:7). As Escrituras nos ensinam tudo o que precisamos para nos tornar sábios para a salvação por meio da fé em Cristo e para sermos completamente equipados para toda boa obra (2 Tm 3:15-17). É por isso que aqueles que não falam segundo a regra das Escrituras não têm luz em si mesmos (Is 8:20). Contudo, sem o Espírito, nem mesmo as Escrituras podem nos ajudar. Estamos mortos em delitos e pecados (Ef 2:1-2), nossas mentes e corações estão obscurecidos (Ef 4:18; Rm 1:21) e precisamos de alguém que nos ressuscite dos mortos e acenda as luzes (Ef 5:14). Se as Escrituras são suficientes para nos tornar sábios para a fé e a vida em Cristo, então apenas elas podem ser nosso guia para andar com Deus. Todo o resto é inútil e supérfluo. Entretanto, precisamos nascer do Espírito para ver o reino de Deus (Jo 3:5). Somente através do Espírito que trabalha com as Escrituras em nosso coração é que podemos andar na luz com o Deus que é luz (1 Jo 1:7).

Solus Christus

A teologia deve ser focada em Cristo. Devemos acreditar em tudo o que a Bíblia nos ensina, pois é a Palavra de Deus (Jo 8:47). Cristo é o ponto principal da Bíblia, e todas as Escrituras dão testemunho dEle (Jo 5:39; Lc 24:27; 1 Pe 1:10-12). Sem o Espírito, não poderíamos receber o testemunho de Deus nas Escrituras; sem Cristo, nem mesmo as palavras divinas podem nos salvar. A teologia é focada em Cristo, porque ninguém vai ao Pai sem Ele (Jo 14:6) e dado que o Espírito procura glorificá-lo para nossa salvação (Jo 16:8-14). Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Apenas Ele pode reconciliar Deus e o homem, acabar com a animosidade e criar amizade (Gn 3:15). O Pai se compraz em Seu Filho (Mc 1:11), de modo que somente agradamos a Ele quando estamos no Filho (Ef 1:6). Apenas Jesus pode salvar Seu povo de seus pecados (Mt 1:21), pois somente Ele é o Profeta deles, que lhes revela por Sua Palavra e Espírito a vontade de Deus para a salvação deles; apenas Ele é o Sacerdote deles, que ofereceu a Si mesmo como sacrifício para satisfazer a justiça divina por eles; e somente Ele é o Rei deles, que os subjuga a Si mesmo, governa e defende-os, e restringe e vence todos os seus inimigos e os deles (Breve Catecismo de Westminster 24-26). Não há comunhão com Deus sem Cristo, e consideramos todas as coisas como perda em comparação com a excelência do conhecimento de Cristo Jesus, nosso Senhor (Fp 3:8).

Sola fide

A teologia deve ser orientada pela fé. Sem fé, é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). Como a mão vazia de um mendigo, a fé estende a mão para receber Cristo. Pela fé, cremos que Aquele que prometeu é capaz de cumprir Sua promessa (Rm 4.21). Deus cumprirá Seus propósitos, porém se não crermos, não seremos estabelecidos (Is 7:9; 45:17). A fé não tem mérito perante Deus. Somos justificados pela fé sem as obras da lei (Rm 3:28). Não somos salvos por boas obras, mas somos salvos para as boas obras (Ef 2:8-10). O conhecimento de Cristo por meio das Escrituras, o assentimento a essas verdades em nossa mente e a confiança do Espírito em nosso coração caracterizam a fé salvadora. Vivemos pela fé no Filho de Deus que nos amou e se entregou por nós (Gl 2:20).

Sola gratia

A teologia deve ser saturada pela graça. Se somos salvos pela fé, então não somos salvos pelas obras, mas somente pela graça (Rm 11:6). A graça é a disposição generosa de Deus pela qual Ele nos presenteia com coisas boas que não merecemos. Tudo o que recebemos de Deus é pela graça, desde o pão de cada dia até a ressurreição final de nossos corpos (Sl 145:8). A graça de Deus está investida em Cristo e apenas Ele concede a graça salvadora àqueles de quem o Pai se compadece em Sua misericórdia (Sl 103:13). É por isso que as cartas do apóstolo Paulo começam assim: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (2 Co 1:2; Gl 1:3; Ef 1:2; Fp 1:2). O Espírito Santo nos ensina através das Escrituras que a salvação é somente pela graça, pois a salvação é somente pela fé em Cristo. A graça não é uma ideia sentimental que nos leva a ignorar nossos pecados, sem nos importarmos com a forma como vivemos. “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2:11-14).

Soli Deo gloria

A teologia deve ser dominada por Deus. Cada uma das três pessoas da Trindade nos salva em uma unidade harmoniosa de forma que nos leva a adorar todas as três pessoas divinas. Temos comunhão com o Filho em graça, com o Pai em amor e com o Espírito Santo em força e conforto (2 Co 13:13; At 9:31). Como não temos nada que não tenhamos recebido (1 Co 4:7), devemos fazer todas as coisas em nome do Senhor Jesus Cristo, e dar graças a Deus Pai por meio dEle (Cl 3:17). Vivemos pelo Espírito e nos mantemos em sintonia com o Espírito (Gl 5:25). Se devemos viver para a glória de Deus, então não deveríamos ouvir o Espírito falando em Sua Palavra, e receber a graça de Deus mediante a fé somente em Cristo, tudo somente para a glória de Deus?

Em última análise, os cinco solas protegem e esclarecem o evangelho, montam um ataque ofensivo amigável em um mundo descrente e transformam os inimigos de Cristo em Seus amigos. O termo é importante nos solas. Somente ela assegura o caráter centrado em Deus do evangelho e da vida cristã. Os cinco solas não declaram tudo o que precisa ser dito sobre a verdadeira teologia, fé e vida, porém são um bom começo e um guia claro para nos manter no caminho certo.

Este artigo foi publicado originalmente na TableTalk Magazine.

Ryan M. McGraw
Ryan M. McGraw
O Dr. Ryan M. McGraw é professor de Teologia Sistemática e reitor acadêmico no Greenville Presbyterian Theological Seminary em Greenville, SC, e um presbítero docente na Igreja Presbiteriana Ortodoxa. Ele é autor de vários livros, entre eles The Day of Worship [O dia de adoração], The Ark of Safety: Is There Salvation Outside of the Church? [A arca da segurança: existe salvação fora da igreja?] e By Good and Necessary Consequence [Consequência boa e necessária].