5 coisas que você deve saber sobre o Apóstolo Pedro
5 coisas que você deve saber sobre a justificação
março 13, 2024
5 coisas que você deve saber sobre o céu
março 15, 2024
5 coisas que você deve saber sobre a justificação
março 13, 2024
5 coisas que você deve saber sobre o céu
março 15, 2024

5 coisas que você deve saber sobre o Apóstolo Pedro

Nota do editor: Este artigo faz parte da série da revista Tabletalk: 5 coisas que você deve saber.

O apóstolo Pedro é o único apóstolo que pode ser considerado igual a Paulo em termos de importância para a história da igreja primitiva. Seu nome de batismo era Simão (Mt 4:18; Mc 1:16; Lc 5:4), mas se tornaria mais conhecido como Petros, a tradução grega do apelido aramaico Cefas (que significa “rocha”), que Jesus lhe deu (Mt 16:18). Sua proeminência na igreja primitiva é antecipada pelo nome especial que Jesus lhe conferiu e se desenvolveria à luz de sua associação com a igreja em Roma (1 Pe 5:13). Aqui estão cinco coisas sobre Pedro que podem ajudar a explicar sua proeminência entre os apóstolos de Cristo.

1. Marcos provavelmente escreveu seu evangelho com base no relato de Pedro sobre o ministério de Jesus

A maioria dos estudiosos hoje entende que o Evangelho de Marcos foi o primeiro escrito entre os quatro relatos. O historiador da igreja primitiva, Eusébio, relata o testemunho de Papias de que Marcos escreveu seu relato com base nos ensinamentos de Pedro sobre Jesus. Segundo Papias: “Marcos tornou-se intérprete de Pedro e escreveu com precisão tudo o que ele se lembrava, não, de fato, em ordem, das coisas ditas ou feitas pelo Senhor. Pois ele não tinha ouvido o Senhor, nem o tinha seguido, porém mais tarde, como eu afirmei, seguiu Pedro, que costumava ensinar conforme a necessidade, mas sem fazer, por assim dizer, um arranjo dos oráculos do Senhor, de modo que Marcos não fez nada de errado ao escrever pontos isolados conforme se lembrava deles”.

2. Pedro foi o primeiro entre os discípulos de Jesus a identificá-lo como o Messias (Mt 16:16; Mc 8:29; Lc 9:20)

Essa é a ocasião em que Jesus designa Simão como “a rocha” (Pedro). No entanto, Marcos e Mateus também demonstram que Pedro provavelmente ainda não havia compreendido como essa identidade contradiz as expectativas predominantes sobre o reino de Deus e sua vinda. De fato, na passagem seguinte em que Pedro repreende Jesus por falar sobre Sua traição, morte e ressurreição, Jesus responde repreendendo o recém-nomeado Pedro como “Satanás” (Mt 16:21-23; Mc 8:31-33). Tanto o primeiro sermão de Pedro em Atos (At 2:14-36) quanto a bênção de abertura de sua primeira epístola (1 Pe 1:3-5) demonstram que ele jamais esqueceria a lição daquele momento sobre a centralidade da morte e ressurreição de Cristo para a vinda do reino de Deus.

3. Pedro também estava entre os dois primeiros apóstolos a testemunhar o túmulo vazio (Lc 24:1-12; Jo 20:1-10)

Assim como o reconhecimento de Jesus como Messias por parte de Pedro, esse evento também demonstra a incapacidade de compreender toda a relevância da morte e ressurreição de Cristo à parte dos ensinamentos do próprio Jesus e da obra do Espírito Santo. No Evangelho de Lucas, vemos que Pedro é o primeiro a chegar ao túmulo vazio. Porém, só depois de Jesus instruir os dois discípulos no caminho de Emaús nas Escrituras sobre Si mesmo e o tornar evidente ao partir o pão, e aparecer aos onze em Jerusalém, é que eles entenderam as Escrituras (Lc 24:25-45). No Evangelho de João, Pedro e João saem do túmulo vazio ainda sem entendimento (Jo 20:9). Somente mais tarde, quando Jesus aparece a eles, Ele sopra o Espírito Santo sobre eles para equipá-los para a próxima missão do evangelho (Jo 20:21-23).

4. Pedro é o primeiro entre os doze a testemunhar e confirmar a conversão dos gentios no segundo volume de Lucas, Atos dos Apóstolos

Isso acontece de uma forma irônica que parece ecoar a resistência inicial de Pedro à mensagem de morte e ressurreição de Jesus, bem como seu comportamento na crucificação de Cristo. Pedro recebe sua famosa visão em que, por três vezes, resiste à ordem de Jesus e é corrigido por Ele (At 10:1-16; 11:5-10). É logo em seguida que três homens visitam Pedro e ele lhes explica o significado de sua visão, que o Espírito Santo cai sobre eles, uma confirmação que eles também deveriam ser batizados como cristãos (At 10:17-48; 11:11-18).

5. Por fim, o apóstolo Pedro é o único autor humano das Escrituras, em sua própria obra inspirada, a se referir às cartas de Paulo e associá-las às Escrituras

Na conclusão de sua instrução sobre o dia vindouro do Senhor, Pedro lembra seus leitores de serem pacientes, assim como Paulo também lhes havia escrito sobre essas coisas (2 Pe 3:14-15). Em um exemplo encorajador de humildade e uma demonstração de crescimento na graça de Deus para alguém que no passado era lento para entender, Pedro reconhece que há algumas coisas sobre esses assuntos nas cartas de Paulo que são difíceis de entender (2 Pe 3:16a). Por isso, Pedro adverte seus leitores a evitarem o ensino de alguns que procuram distorcer as palavras de Paulo e as outras passagens bíblicas para enganá-los (2 Pe 3:16b-17).

Embora muitas outras coisas pudessem ser ditas para explicar a proeminência de Pedro entre os apóstolos de Cristo, os pontos descritos acima nos obrigam a nos concentrar em um tema comum: a redenção e a transformação que vêm pela fé no Senhor Jesus Cristo ressuscitado, apesar de nossas limitações.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Matthew A. Dudreck
Matthew A. Dudreck
Dr. Matthew A. Dudreck é professor associado de Novo Testamento no Reformation Bible College em Sanford, Flórida.