5 coisas que você deve saber sobre a justificação
O que significa TULIP?
dezembro 22, 2023
O que significa “sola gratia”?
dezembro 25, 2023
O que significa TULIP?
dezembro 22, 2023
O que significa “sola gratia”?
dezembro 25, 2023

5 coisas que você deve saber sobre a justificação

Nota do Editor: Este é o nono de 16 capítulos da série da revista Tabletalk: Artigos selecionados Ligonier.

A Palavra de Deus de modo claro ensina a preciosa doutrina da justificação pela fé somente. Todos os que crêem são “justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé” (Rm 3:24-25). Enquanto esta doutrina é de uma tremenda importância teológica e pode ser o objeto de profundo estudo acadêmico, aqui estão cinco verdades que todo o povo de Deus deve saber sobre a doutrina da justificação.

1. A justificação é um consolo maravilhoso

Primeiro, precisamos conhecer o maravilhoso consolo desta doutrina. A justificação nos lembra que Jesus Cristo fez tudo que era necessário para nossa salvação. Ele pagou a penalidade que nossos pecados mereciam mediante a Sua morte sacrificial na cruz. Sua morte satisfez a justiça de Deus e desviou Sua ira de nós. Jesus também viveu uma vida perfeita pela Sua reta obediência à lei de Deus. A satisfação de Cristo e a Sua perfeita justiça são imputadas a nós pela graça mediante a fé. Portanto, todos os crentes devem ter o conforto de saber que o Pai nos olha em Cristo como se fôssemos tão puros e tão perfeitos quanto Jesus é.

2. A justificação traz bênção suprema

Segundo, devemos saber da suprema bênção que Deus nos concede na justificação. Pela graça mediante a fé, somos justos diante de Deus e herdeiros da vida eterna. A bênção da vida eterna nos foi transmitida agora, assim como Jesus prometeu: “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (Jo 3:36). A vida eterna é uma forma particular ou qualidade de vida. A vida eterna significa a perfeita benção de corações que corretamente amam a Deus, mentes que o conhecem de verdade e vontades que o seguem completamente. O início desta nova vida já habita em nós. Somos herdeiros que temos recebido de forma espiritual a vida eterna como nossa herança agora. E um dia, em breve, quando Jesus voltar em glória, iremos experimentar plenamente a vida eterna, de corpo e alma. Jesus nos concede a vida eterna de comunhão perfeita e indestrutível com Deus. Devemos celebrar a bênção suprema da vida eterna desfrutada por aqueles que são justificados pela fé.

3. A justificação significa paz presente com Deus

Quando mantemos essas bênçãos em mente, elas nos levam a uma terceira verdade sobre a justificação: a paz presente que temos com Deus. Em Cristo, todas as nossas obrigações a Deus foram feitas. Não há nada pendente entre nós e Deus. Mas a realidade desta paz pode ser muito difícil para um pecador aceitá-la. Casper Olevianus, um dos autores do Catecismo de Heidelberg, escreveu: “Não há nada mais difícil do que crer no perdão dos nossos pecados”. Mas se não crermos que somos verdadeiramente perdoados, não iremos crer que temos paz com Deus. O Dr. R.C. Sproul expressou bem: “Frequentemente é difícil aceitar a graça de Deus. Nossa arrogância humana nos faz querer expiar pelos nossos próprios pecados  ou compensar a Deus com obras de super-justiça. Mas o fato é que não podemos compensar a Deus. Somos devedores que não podem pagar. Isso é o que significa a justificação pela fé”. Não podemos encontrar paz com Deus através dos nossos próprios sacrifícios ou nossa própria obediência. E não precisamos tentar. Cristo fez as pazes através do Seu sacrifício e de Sua obediência. A fé nos chama a olhar para fora de nós mesmos e a confiar na obra de Cristo somente. Tudo o que estava entre nós e Deus — nosso pecado, culpa e condenação — foi eliminado pela obra salvífica de Jesus Cristo.  Pela fé em Cristo, temos paz com Deus agora (Rm 5:1).

4. A justificação fornece esperança futura

Nossa paz presente com Deus nos leva a uma quarta verdade: temos esperança futura. Temos paz com Deus agora e para sempre por conta da obra de Cristo. Os cristãos não precisam viver com medo do futuro, nem mesmo quando pensamos em estar diante de Deus no juízo final. A justificação é a declaração única e definitiva de Deus de que somos justos aos Seus olhos. Este decreto de Deus nunca será revogado ou anulado. Até mesmo o juízo final será simplesmente a confirmação e prova da verdade da promessa de Cristo: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo 5:24). A justificação também nos dá esperança para o futuro, principalmente quando se trata de estarmos diante do tribunal de Deus.

5. A justificação dá glória eterna a Deus

Finalmente, todas as considerações até agora nos conduzem ao último e mais importante aspecto que devemos saber sobre a doutrina da justificação. Essa doutrina dá glória eterna a Deus somente. A glória é toda de Deus, pois Ele faz tudo de eternidade a eternidade para a nossa salvação. O Pai estabelece Seu eterno amor sobre o Seu povo desde toda a eternidade. Deste eterno amor, Ele enviou Seu Filho ao mundo para salvar o Seu povo dos seus pecados. Jesus Cristo voluntariamente veio a este mundo e efetuou nossa salvação por Sua vida, morte e ressurreição. Tanto o Pai quanto o Filho enviam o Espírito Santo para criar fé em nós através de Sua Palavra. Nossa fé é Seu dom gracioso, pelo qual somos justificados. O Espírito Santo habita em nós para sempre, nos une a Jesus e nos torna participantes de todos os benefícios de Cristo. A doutrina da justificação nos ajuda a glorificar o Deus triúno que fez tudo o que é necessário para nos tornar justos diante dEle. Que meditar sobre a preciosa doutrina da justificação nos ajude sempre a louvar e glorificar a Deus, nosso Salvador.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

W. Robert Godfrey
W. Robert Godfrey
O Dr. W. Robert Godfrey é professor da Fraternidade de Ensino de Ligonier Ministries, presidente emérito e professor emérito de História da Igreja no Westminster Seminary California. Ele é o professor destacado da série de seis partes de Ligonier, A Survey of Church History, e autor de vários livros, incluindo Saving the Reformation.