5 coisas que você deve saber sobre Davi
5 coisas que você deve saber sobre os credos
dezembro 14, 2023
5 coisas que você deve saber sobre Moisés
dezembro 18, 2023
5 coisas que você deve saber sobre os credos
dezembro 14, 2023
5 coisas que você deve saber sobre Moisés
dezembro 18, 2023

5 coisas que você deve saber sobre Davi

Nota do Editor: Este é o terceiro de 16 capítulos da série da revista Tabletalk: Artigos selecionados Ligonier.

Davi, rei de Israel, é bastante conhecido por muitas coisas, desde sua fé surpreendente perante Golias, seus terríveis pecados contra Bate-Seba e seu marido, até seus salmos profundos de adoração e arrependimento. Aqui estão cinco coisas sobre Davi que você também deve saber.

1. Davi descendia de uma gentia.

Davi era o filho de Jessé da tribo de Judá, mas sua linhagem não era pura. Como Jesus, em sua história familiar tinha grandes pecadores e até mesmo gentios (Gn 38; Rt 4:17). A gentia era sua bisavó Rute, a notável moabita que declarou a sua sogra Judia: “O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16). Isso nos lembra de que a grandeza na casa de Deus não é limitada àqueles com descendência “pura”, assim como não é garantido àqueles que a possuem.

2. Davi foi um rei inesperado.

O primeiro rei de Israel se destacou por causa de sua aparência física, Saul era muito alto (1 Sm 9:2), mas Davi não se destacava da mesma forma. Era o mais novo de oito filhos, e quando Samuel vai pela primeira vez à casa de Jessé para ungir o novo rei no lugar de Saul, ele tem certeza de que será o irmão mais velho de Davi, Eliabe (1 Sm 16:6). Mas Deus lhe falou para que não levasse em consideração a altura ou aparência externa, porque Ele não seleciona reis baseado em estatura. Ele olha para o coração e Davi se destacava dentre os demais, porque era “um homem que lhe [agradava]” (1 Sm 13:14). No entanto, Jessé faz todos os sete irmãos de Davi passarem por Samuel, e serem rejeitados, antes de chamar Davi que estava cuidando das ovelhas (1 Sm 16:10-13).

3. Davi tinha um coração pastoral.

A ocupação de Davi antes de se tornar um soldado no exército de Saul era de guardar as ovelhas de seu pai. Notavelmente, ele matou leões e ursos em defesa de seu rebanho, não apenas de uma distância com uma funda, mas às vezes os agarrava “pela barba” e os feria (1 Sm 17:35). Ele parecia genuinamente saber das necessidades de suas ovelhas e cuidar delas, o que se manteve quando passou a servir o povo (Sl 78:70-72). O coração e experiência de pastor forneceram a ele uma imagem do perfeito cuidado de Deus por Suas ovelhas, o que Davi registra de maneira comovente no Salmo 23. Também vemos que quando Natã confrontou Davi sobre seu pecado com Bate-Seba, ele o faz entender a gravidade ao contar uma história sobre um pobre homem e sua cordeirinha (2 Sm 12).

4. Davi tentou construir o templo de Salomão.

Uma vez que Davi finalmente se estabeleceu como rei em Jerusalém, percebeu que estava vivendo em uma casa de cedro, mas a arca de Deus apenas em uma tenda. Então se dispôs a construir uma casa para Deus, mas Deus o parou. Ao invés disso, Deus comunica a Davi que Ele irá construir uma casa para ele, não outra estrutura física, é claro, mas uma dinastia que culminará com Aquele que reinará para sempre (2 Sm 7:1-17). Portanto, a construção do templo passou para o filho de Davi, Salomão. Mais tarde descobrimos que Deus impediu Davi de construir o templo em parte porque era um homem de guerra e havia derramado muito sangue (1 Cr 28:2-3). Apesar disso, Davi preparou quase tudo para Salomão executar a obra (1 Cr 22:5).

5. Davi esperava um Filho maior.

Davi recebeu de Deus a promessa de uma casa eterna com grande alegria e gratidão (2 Sm 7:18–29). Davi entendeu que um de seus descendentes também seria seu Senhor, o que ele expressa no Salmo 110: “Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés”. Jesus cita esse salmo como evidência do entendimento de Davi de que um de seus futuros filhos de acordo com a carne também seria seu “Senhor” (além do Senhor seu Deus) e portanto, maior do que qualquer descendente meramente natural (Mr 12:35-37).

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Tyler Kenney
Tyler Kenney
Tyler Kenney é gerente de serviços de conteúdo no Ministério Ligonier e formou-se no Bethlehem Seminary em Minneapolis.