Conflitos necessários - Ministério Ligonier
As razões dos conflitos na igreja
julho 3, 2023
conflito
Batalhar pela fé
julho 7, 2023
As razões dos conflitos na igreja
julho 3, 2023
conflito
Batalhar pela fé
julho 7, 2023

Conflitos necessários

conflito

Nota do editor: Este é o terceiro de 15 capítulos da série da revista Tabletalk: Conflito na igreja.

O confronto raramente, ou nunca, é agradável, mas muitas vezes é necessário. Em 1 Coríntios 11:18-19, o apóstolo Paulo considera essencial confrontar a igreja de Corinto sobre as divisões e facções que estão ocorrendo desenfreadamente entre eles:

Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio. Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.

Quando o pecado é confrontado e o resultado é o conflito, surge uma oportunidade para arrependimento e reconciliação. Quando o pecado não é controlado, porque o conflito é evitado, o pecado e a incredulidade podem colocar a igreja em perigo. O apóstolo Paulo instrui Tito a confrontar os falsos mestres nas igrejas de Creta em Tito 1:10-13:

Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância. Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé.

A palavra grega para “repreendertem vários significados: denunciar, acusar e desaprovar. A palavra também é encontrada em Efésios 5:11, onde o apóstolo Paulo dá instruções sobre como confrontar as trevas: Não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as”. Quando ocorre a desaprovação, certamente haverá um conflito.

O conflito é indispensável para que a igreja permaneça como uma igreja verdadeira e fiel ao evangelho. Quando o erro é confrontado como em 1 Coríntios 11, a genuína fé cristã é preservada. Paulo declara no versículo 19: “Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio”.

Embora a palavra “conflitonão seja encontrada no versículo 19, Paulo está confrontando aqueles que promovem “heresias” e causando “divisões” na igreja e muitas vezes o resultado é um conflito necessário. É necessário preservar a pureza do evangelho e distinguir os crentes genuínos daqueles que não o são. Quando “facções” (mestres de heresia) são confrontadas na igreja, aqueles que são verdadeiros crentes e genuínos seguidores de Cristo são reconhecidos.

Em Gálatas, Paulo confrontou diretamente os erros dos judaizantes, e o conflito necessário resultante preservou as almas de muitos das seduções ilusórias de outro “evangelho”, que não era nenhum evangelho verdadeiro. Aqueles que ensinavam que a circuncisão é necessária para a salvação estavam destruindo o verdadeiro evangelho da graça e não deveriam ser considerados crentes “genuínos”. Paulo escreve em Gálatas 1:6: Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho.”

Uma e outra vez, ao longo da história da igreja, conflitos necessários serviram ao propósito de preservar a pureza do evangelho. No primeiro século, um conflito necessário confrontou os judaizantes e preservou o evangelho da graça redentora de Deus do erro da justiça pelas obras. No início do século IV, um conflito necessário confrontou os erros dos arianos e a doutrina da plena divindade de Cristo foi preservada. No início do século V, um conflito necessário preservou a natureza soberana da graça de Deus quando Agostinho confrontou Pelágio. Na Reforma, o conflito necessário confrontou muitos erros que se infiltraram na vida da igreja durante a Idade Média, entre eles a corrupção do culto, dos sacramentos, do papel do clero e do próprio evangelho.

Esses erros tiveram que ser confrontados e, como resultado, grandes conflitos surgiram na igreja. Muitos homens piedosos perderam suas vidas. No entanto, esses conflitos foram essenciais para restaurar a saúde espiritual e a vitalidade da igreja. À medida que esses erros foram confrontados e homens piedosos superaram os conflitos, a verdadeira igreja foi preservada e aqueles que não eram crentes genuínos foram expostos.

Os conflitos podem ser desagradáveis, mas são necessários se quisermos ser fiéis a Cristo e procurar preservar a pureza de Sua igreja. Que Deus nos dê sabedoria para que possamos discernir quando o confronto é necessário e como lidar com os conflitos resultantes de tal forma que Cristo seja honrado e Sua igreja preservada


Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Roland Barnes
Roland Barnes
O Rev. Roland S. Barnes é pastor titular da Trinity Presbyterian Church (PCA) em Statesboro, Georgia (EUA).