Uma vez que Deus é soberano, como os humanos são livres? - Ministério Ligonier
A causa instrumental da justificação
fevereiro 12, 2023
arrependimento
O que é o arrependimento?
fevereiro 14, 2023
A causa instrumental da justificação
fevereiro 12, 2023
arrependimento
O que é o arrependimento?
fevereiro 14, 2023

Uma vez que Deus é soberano, como os humanos são livres?

soberano

Deus é absolutamente livre; isto é, Sua liberdade é ilimitada. Ele é soberano. A objeção mais frequente à Sua soberania é que, se Deus é verdadeiramente soberano, então o homem não pode ser livre. A Escritura usa o termo liberdade para descrever nossa condição humana de duas maneiras distintas: liberdade da coerção, pela qual o homem é livre para fazer escolhas sem coerção, e a liberdade moral, que perdemos na queda, deixando-nos escravos dos maus impulsos de nossa carne. Os humanistas acreditam que o homem pode fazer escolhas não apenas sem coerção, mas também sem qualquer inclinação natural para o mal. Nós, cristãos, devemos estar alertas contra essa visão humanista ou pagã da liberdade humana.

A perspectiva cristã é que Deus nos cria com vontades, com a capacidade de escolher. Somos seres volitivos. Mas a liberdade dada na criação é limitada. Em última análise, o que limita nossa liberdade é a liberdade de Deus. É aqui que nos deparamos com o conflito entre a soberania divina e a liberdade humana. Alguns dizem que a soberania de Deus é limitada pela liberdade humana. Se for esse o caso, então o homem é soberano, não Deus. A fé reformada ensina que a liberdade humana é real, mas limitada pela soberania de Deus. Não podemos anular as decisões soberanas de Deus com nossa liberdade, porque a liberdade de Deus é maior que a nossa.

As relações familiares humanas fornecem uma analogia. Os pais exercem autoridade sobre a criança. A criança tem liberdade, mas os pais têm mais. A liberdade da criança não limita a liberdade dos pais da mesma forma que a liberdade dos pais limita a da criança. Quando chegamos aos atributos de Deus, devemos entender que Deus é absolutamente livre.

Quando dizemos que Deus é soberano, estamos dizendo algo sobre Sua liberdade, embora tendemos a pensar que soberania significa algo bem diferente de liberdade. Deus é um ser volitivo; Ele tem vontade e toma decisões. Ao tomar decisões e exercer Sua vontade, Ele o faz soberanamente como a autoridade suprema. Sua liberdade é mais livre. Só Ele tem autonomia suprema; Ele é uma lei para Si mesmo.

Os seres humanos buscam autonomia, liberdade ilimitada, desejam não prestar contas a ninguém. Em um sentido real, foi isso que aconteceu na queda. Satanás seduziu Adão e Eva a buscar autonomia, a se tornar como Deus, a fazer o que quisessem impunemente. Satanás estava introduzindo um movimento de libertação no jardim para libertar os seres humanos da culpabilidade e da responsabilidade perante Deus. Mas apenas Ele tem autonomia.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

R.C. Sproul
R.C. Sproul
O Dr. R.C. Sproul foi fundador do Ministério Ligonier, primeiro pastor de pregação e ensino da Saint Andrew's Chapel em Sanford, Flórida, e primeiro presidente da Reformation Bible College. Seu programa de rádio, Renewing Your Mind, ainda se transmite diariamente em centenas de estações de rádio ao redor do mundo e também pode ser ouvido online. Ele escreveu mais de cem livros, entre eles A Santidade de Deus, Eleitos de Deus, Somos todos teólogos e Surpreendido pelo sofrimento. Ele foi reconhecido em todo o mundo por sua defesa clara e convincente da inerrância das Escrituras e por declarar a necessidade que o povo de Deus tem em permanecer com convicção em Sua Palavra.