1 Coríntios 13:13 - Ministério Ligonier
1 Coríntios 2:4
outubro 10, 2022
Gálatas 3.28
outubro 12, 2022
1 Coríntios 2:4
outubro 10, 2022
Gálatas 3.28
outubro 12, 2022

1 Coríntios 13:13

Nota do editor: Este é o sétimo de 13 capítulos da série da revista Tabletalk: O que esse versículo realmente significa?

“Mas isso não é amor”, é uma objeção frequentemente oferecida para minar o claro ensino bíblico. “Um Deus de amor não puniria ninguém com um julgamento eterno”, é uma hermenêutica maligna que tenta suprimir a justiça de Deus. O amor se desprendeu de seu fundamento bíblico, está à deriva na cultura e agora passa pela nova religião da gentileza cultural. Mas mesmo quando saímos da cultura e entramos nas páginas das Escrituras, ainda podemos interpretar mal o significado bíblico do amor. E uma dessas interpretações errôneas é extraída do que é sem dúvida o capítulo mais popular da Bíblia sobre o tema do amor: 1 Coríntios 13.

Em 1 Coríntios 13:13, Paulo escreve: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”, levando alguns cristãos a concluir que o amor é mais importante do que a fé ou a esperança. Isso pode não parecer um problema, a menos, é claro, que esses três atributos — fé, esperança e amor — sejam projetados por Deus para se reforçarem mutuamente, construídos de tal forma que diminuir qualquer um dos três é minar a integridade de todos eles. Um padeiro lhe dirá que os elementos básicos do pão são fermento, água, farinha e sal. Se concordarmos que o pão sem sal é bastante brando e concluirmos que o sal é o maior desses quatro, teremos problemas com nosso pão, pois prestaremos menos atenção à adição de farinha, fermento e água. Da mesma forma, o amor que não é equilibrado pela fé e esperança mina a própria definição do amor bíblico.

O amor, sem os contrapesos da fé e da esperança, torna-se desamor. Quando consideramos a fé, de forma breve e geral, vemos que a Bíblia usa a palavra “fé” de três maneiras. A fé pode ser o instrumento de nossa salvação (Ef 2:8), uma firme confiança em Deus e Suas obras (Mt 16:8; 17:20; Hb 11:1), ou como a doutrina ortodoxa (Judas 3). O contexto de como Paulo usa a fé em 1 Coríntios 13 e no restante do livro apoia fortemente a compreensão da fé nesta passagem como a confiança dada pelo Espírito na pessoa e obra de Deus, especialmente conforme revelado em Jesus (2 Co 5:7). A fé bíblica, como é usada neste capítulo, equilibra o amor definindo o objeto do amor do cristão: o Deus glorioso. Quando o amor é priorizado ou excluído da fé, o amor perde seu objeto: o Deus bendito.

O mesmo problema ocorre quando consideramos a esperança. A esperança é a perseverança da fé, a firme expectativa de que o Deus em quem se pode confiar cumprirá tudo o que prometeu. Então, agora imagine um amor sem esperança. Se nosso amor por Deus não tem expectativa de que todas as coisas redundarão para a glória de Deus e nosso bem (Rm 8:28), então esse amor se torna algo inconstante e momentâneo, uma mera emoção subjetiva, desvinculada de compromisso e aliança, recaindo em bons desejos superficiais e gentileza geral.

Então, este é o problema. Se lermos 1 Coríntios 13:13 de uma forma que dê maior importância ao amor em detrimento da fé e da esperança, o próprio amor bíblico se perde. O amor precisa da fé e da esperança para sobreviver e prosperar. Vemos isso claramente quando consideramos 1 Coríntios 13:13 no contexto de todo o capítulo. Em 1 Coríntios 13, Paulo passa de considerar o amor como o ingrediente necessário da vida cristã (vv. 1-3) para considerar a definição de amor bíblico (vv. 4-7) para considerar fé, esperança e amor em uma linha do tempo abrangendo nosso momento atual como cristãos até o ponto culminante de todas as coisas no e após o retorno de Jesus. Considerados em termos de importância, fé, esperança e amor são iguais. Considerado em termos de longevidade, “o maior deles é o amor”. Dito de maneira simples, fé e esperança não são necessárias no céu. Se a fé é uma confiança presente em Deus e Suas obras, muitas vezes contrariando o que atualmente podemos concluir neste mundo caído sem fé (2 Co 5:7), então não precisaremos mais de fé no céu, porque por fim veremos a Deus claramente como Ele é (1 Co 13:12). Da mesma forma, não precisaremos mais de esperança porque estaremos em plena posse daquilo que esperávamos. Teremos tudo o que poderíamos ter esperado, porque todas as promessas de Deus serão cumpridas. No entanto, o amor continuará e crescerá cada vez mais forte no céu à medida que os cristãos amem plena e eternamente seu grande Deus. Como visto em uma linha do tempo eterna, o amor supera a fé e a esperança de uma maneira que honra os propósitos dos três.

Enquanto esperamos pela volta de Jesus, precisamos de fé, esperança e amor em igual e crescente proporção. Devemos permitir que cada um seja definido biblicamente e contrabalance os outros. Não podemos permitir que uma má interpretação de 1 Coríntios 13:13 nos tente a priorizar o amor a ponto de destruir os três. Mas também devemos, pela fé e esperança, almejar o céu, a realização de todas as coisas, quando finalmente teremos o desejo de nosso coração: amar a Cristo plena e finalmente por toda a eternidade.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Joe Holland
Joe Holland
O Rev. Joe Holland é editor administrativo do Seminário Grimké em Richmond, Virgínia. Ele é presbítero docente na Presbyterian Church in America.