3 coisas que você deve saber sobre Romanos
3 coisas que você deve saber sobre Atos
fevereiro 28, 2024
3 coisas que você deve saber sobre 1 Coríntios
março 1, 2024
3 coisas que você deve saber sobre Atos
fevereiro 28, 2024
3 coisas que você deve saber sobre 1 Coríntios
março 1, 2024

3 coisas que você deve saber sobre Romanos

Nota do Editor: Este artigo faz parte da série da revista Tabletalk: 3 coisas que você deve saber.

O livro de Romanos deixou uma marca duradoura na vida do povo de Deus ao longo dos tempos. O teólogo da igreja primitiva, Agostinho, fugiu de Deus durante toda a sua vida, mas Deus o perseguiu incansavelmente. Um dia, ele estava sentado em seu jardim e ouviu crianças cantando, tolle lege, “pegue e leia”. Agostinho abriu a Bíblia em Romanos 13:13-14: “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.”

Certa vez, perguntaram ao reformador do século XVI, Martinho Lutero, se ele amava a Deus. “Amar a Deus?”, Lutero respondeu: “Às vezes eu o odeio”. Lutero temia que Deus o punisse, por mais que tentasse agradá-Lo. Deus abriu seus olhos por meio do Espírito para entender a famosa declaração do apóstolo Paulo: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Rm 1:16-17). Lutero percebeu que, quando Paulo escreveu sobre a justiça de Deus, não se referia à própria justiça de Deus, mas ao dom da justiça que vem aos pecadores pela fé em Cristo. Quando Deus abriu os olhos de Lutero, ele declarou: “Senti que tinha nascido de novo e que os portões do paraíso se abriram diante de mim.”

O pregador do século XVIII, João Wesley, tinha pouco interesse no evangelho até participar de uma reunião em que alguém leu o prefácio de Lutero em Romanos:

Enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera no coração por meio da fé em Cristo, percebi uma estranha sensação de calor em meu coração. Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação; e tive a certeza de que Ele havia tirado meus pecados, sim, os meus, e me salvado da lei do pecado e da morte.

Esses encontros com esse livro destacam três coisas que devemos saber sobre a carta de Paulo aos Romanos.

1. O evangelho é um dom gratuito de Deus.

Em primeiro lugar, a salvação é um dom gratuito. A história está repleta de religiões que pregam uma mensagem quid pro quo (uma troca de favores) de redenção: você deve realizar atos de bondade para ser salvo. Esse foi o fardo de Lutero que criou angústia e até mesmo animosidade em seu coração em relação a Deus. Ele sabia que Deus era justo e que Sua lei era exigente, não havia como ele realizar boas obras suficientes para compensar seus pecados. Como o rei Davi clamou: “Não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não há justo nenhum vivente” (Sl 143:2). O mesmo sentimento aparece em um cântico de romagem: “Se observares, Senhor, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá? (Sl 130:3) Lutero tinha plena consciência dessa verdade, mas em Sua misericórdia, Deus abriu os olhos de Lutero para que ele visse que Deus deu a perfeita obediência e o sofrimento de Cristo em nosso lugar. Esse derramamento de graça é, como expressa Paulo, “o dom gratuito de Deus” (Rm 6:23; 5:15-17).

2. A salvação é recebida somente pela graça, somente pela fé, somente em Cristo.

Em segundo lugar, assim como Lutero, pela graça soberana de Deus, Wesley percebeu que a única maneira de receber o dom da salvação era confiando somente em Cristo para sua salvação. Como Paulo escreve: “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem” (Rm 3:21-22; cf. 5:1; 10:6, 17). Em outra passagem, Paulo detalha essa verdade em sua carta a Éfeso, quando registra: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9).

3. O evangelho nos libertou de Satanás, do pecado e da morte para que possamos andar em novidade de vida.

Em terceiro lugar, quando Deus nos salva somente pela graça, somente pela fé, somente em Cristo, Ele o faz com o objetivo de andarmos em novidade de vida, ou seja, vivermos em santidade e retidão. As dádivas do evangelho e a fé em Cristo não são uma licença para pecar, como Paulo nega enfaticamente:

Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! […] Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida (Rm 6:1-4).

Deus confrontou Agostinho com essa verdade quando ele ouviu as crianças cantando “pegue e leia” e abriu a Bíblia em Romanos 13:13-14. Agostinho sabia que precisava se arrepender de seus pecados, e apenas a graça de Deus em Cristo poderia capacitá-lo a fazer isso para que ele pudesse viver em santidade.

Três coisas que você deve saber sobre Romanos são que (1) o evangelho é um dom gratuito de Deus, (2) a salvação é um dom que recebemos somente pela graça, somente pela fé, somente em Cristo, e (3) que o evangelho nos libertou de Satanás, do pecado e da morte para que possamos andar em novidade de vida. Agostinho, Lutero e Wesley aprenderam essas verdades pela graça de Deus, e nossa oração deve ser para que o Espírito Santo de Deus também as deixe gravadas eternamente em nossos corações.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

J.V. Fesko
J.V. Fesko
El Dr. J.V. Fesko es decano académico y profesor de Teología Sistemática y Teología Histórica en el Seminario Teológico Reformado en Jackson, Misisipi, Estados Unidos de América. Es autor de numerosos libros, incluyendo Reforming Apologetics [Reformando la apologética] y Word, Water, and Spirit [Palabra, agua y Espíritu].