A humildade em maridos e pais - Ministério Ligonier
O orgulho e a humildade nas Escrituras
março 16, 2023
A humildade em esposas e mães
março 20, 2023
O orgulho e a humildade nas Escrituras
março 16, 2023
A humildade em esposas e mães
março 20, 2023

A humildade em maridos e pais

Nota do editor: Este é o quarto de 18 capítulos da série da revista Tabletalk: O orgulho e a humildade.

Anos atrás, Andrew Murray observou que a humildade é a sementeira na qual todas as outras bênçãos da vida cristã crescem. E, da mesma forma, a sementeira do orgulho produz todas as deturpações do pecado. Portanto, não é exagero afirmar que, se negligenciarmos a humildade, não progrediremos na vida cristã. Isso é especialmente importante para maridos e pais quando cumprimos nossas responsabilidades para com Deus, nossas esposas e nossos filhos (Ef 5:25-33; Cl 3:21; 1 Pe 3:7).

Quando buscamos a humildade, tendemos a pular para ações específicas sem pensar muito sobre por que devemos fazê-lo. Antes de entrar em alguns detalhes, considere uma base para as ações.

UMA BASE PARA A HUMILDADE

O orgulho é tolice. Afinal, nosso Criador dá e sustenta nossas vidas. Como é arrogante pensar que somos algo separado de Deus quando, na verdade, não somos nada. Ao permanecer na sombra de nosso Criador, devemos ser humildes para adorar e nos perguntar como o salmista: “Que é o homem, que dele te lembres?” (Sl 8:4).

Além disso, considere que nosso Senhor Jesus Cristo, por nós e nossa salvação, humilhou-se tornando-se homem (Fp 2:6-8). Qual foi a raiz do nosso pecado? O orgulho. Não é exagero dizer que Cristo se humilhou para resgatar pessoas orgulhosas que não se humilharam, não queriam e não podiam se humilhar. Quando lutamos com a humildade, olhemos no espelho e vejamos a nós mesmos e lembremo-nos: Jesus se humilhou para nos salvar quando estávamos até o pescoço em uma rebelião orgulhosa. Então, como podemos persistir no orgulho?

UMA BASE PARA UMA LIDERANÇA HUMILDE

Se entendermos que Deus é nosso Criador, abordaremos nossas responsabilidades a partir da perspectiva da mordomia. Um mordomo é alguém que entende que não é o dono, mas o zelador. Maridos e pais, como seus relacionamentos podem mudar se vocês se lembrarem de que sua esposa não é “sua”? E seus filhos também não são “seus”? Deus concedeu aos maridos e pais uma mordomia para liderar suas esposas e filhos com amor. Não devemos eclipsar os direitos de adoração de Deus, promovendo-nos em seu lugar. Os mordomos devem ser fiéis e tratar bem seus encarregados (1 Co 4:2). Nada é mais infiel do que roubar a glória de nosso Mestre maltratando aqueles de quem Ele cuida ou tentando tomar Seu lugar na vida de nossas famílias.

Jesus instrui Seus seguidores (especialmente aqueles que lideram) a refletirem Seu serviço, servindo aos outros (Mc 10:43-45). A fonte de muitos de nossos momentos pecaminosos como maridos e pais é nosso desejo de colocar a coroa em vez do avental de serviço. Queremos ser servidos em vez de servir. Você pode ver como esse tipo de desejo e ação distorce o reflexo do evangelho que somos chamados a modelar como maridos e pais? Jesus não é apenas a motivação para o nosso serviço, mas também o modelo.

EXPRESSÕES DE UMA LIDERANÇA HUMILDE

A liderança humilde funcionará de várias maneiras. Aqui estão algumas para considerar.A liderança humilde compreende a realidade. Em vez de tentar viver em um mundo de fantasia onde somos os heróis e o centro do universo, os homens humildes compreendem a verdade de que são imperfeitos, fracos e carentes de graça. Isso nos libera para refletir o caráter de Deus em vez de projetar nossa própria imagem ou identidade.

A liderança humilde é compreensiva. Recebemos o mandamento de conhecer bem nossas esposas e filhos. Este conhecimento leva à compreensão (Cl 3:21; 1 Pe 3:7). A humildade se mostra aqui com paciência amorosa. Líderes humildes procurarão aprender sobre suas esposas ou filhos à medida que mudam. Considerarão os interesses dos outros mais importantes que os seus próprios (Fp 2:3).

A liderança humilde confessa o pecado. Nosso padrão é dar voz ao nosso advogado de defesa interior sempre que parecer que fizemos algo errado. Mas este é o fruto podre cultivado na sementeira do orgulho. Em vez disso, o líder humilde pode confessar seu pecado para sua esposa e até mesmo para seus filhos. Sim, isso nos fará parecer menos importantes. Mas enfatizará nossa necessidade de graça e misericórdia. Em nossa diminuição, almejamos ver Deus crescer (Jo 3:30).

A liderança humilde se submete à autoridade de Deus. Podemos fazer isso refletindo Seu projeto de liderança. Também podemos fazer isso lendo a Bíblia, instruindo nossa família na Palavra e orando com eles e por eles. Com isso, não apenas equipamos os outros, mas modelamos uma humilde dependência de Deus.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Erik Raymond
Erik Raymond
Erik Raymond é pastor titular da Redeemer Fellowship Church em Watertown, Massachusetts. Ele é autor do livro Chasing Contentment [Em busca de contentamento].