Antropologia cristã e a vida moral
O homem como transgressor da aliança e portador da imagem restaurada 
setembro 27, 2023
Nosso cabeça que possui toda autoridade
outubro 2, 2023
O homem como transgressor da aliança e portador da imagem restaurada 
setembro 27, 2023
Nosso cabeça que possui toda autoridade
outubro 2, 2023

Antropologia cristã e a vida moral

antropologia

Nota do Editor: Este é o sexto de 13 capítulos da série da revista Tabletalk: A doutrina do homem.

Os escritores cristãos às vezes observam que a doutrina e a ética andam juntas. Mas enquanto cada área da teologia tem implicações morais, a doutrina do homem (antropologia) tem ramificações especialmente poderosas para a vida moral. “Quem somos” é inseparável de “como devemos viver”. Além disso, “como Deus nos chama para agir” corresponde à “natureza humana” que Ele nos concedeu.

Tais alegações desafiam a maneira como muitas pessoas pensam sobre a ética cristã. Até mesmo muitos cristãos são tentados a ver a lei de Deus como um monte de regras que Deus nos impôs e que nos impedem de desfrutar muita diversão, prazer e lucro. Mas a lei de Deus não é arbitrária. Ele comanda o que faz por boas razões. A lei de Deus não apenas reflete Sua própria natureza santa e justa, mas também reflete “nossa própria” natureza. Sua vontade moral corresponde à maneira como Ele nos criou e aos propósitos que nos fez alcançar. Isso significa que a lei de Deus dificilmente é uma camisa de força que nos restringe daquilo que é agradável. A lei de Deus é realmente boa para nós.

É claro que, em um mundo pecaminoso, muitas vezes teremos que sofrer por sermos fiéis ao nosso Senhor. Mas viver de acordo com a lei de Deus se encaixa em Seu desígnio ao nos criar e assim traz uma verdadeira satisfação mesmo em meio às provações e perdas da vida. Viver de forma contrária à lei de Deus pode deixar os seres humanos muito infelizes e insatisfeitos, porque tal vida funciona em oposição a como Deus nos criou para viver. Um pássaro não consegue encontrar satisfação tentando viver como um cavalo, e um cavalo não consegue encontrar satisfação tentando viver como um peixe. Assim é com os seres humanos que procuram viver de modo contrário à lei divina que se ajusta perfeitamente à sua natureza e ao seu destino.

Vamos considerar isso de maneira concreta, ao refletir sobre quatro áreas importantes e controversas da moralidade humana: trabalho, sexo e gênero, raça e o valor da vida humana.

TRABALHO

Quer trabalhemos dentro ou fora de casa, quer nossas vocações gerem renda ou não, o trabalho geralmente consome grande parte de nosso tempo. Podemos pensar nisso apenas em termos de necessidade: tantas contas para pagar, bocas para alimentar e fraldas para trocar. Ou podemos pensar nisso em termos de nosso dever moral de ser diligente e evitar a preguiça, como as Escrituras frequentemente nos lembram (p. ex., Pv 6:6-11; 1 Ts 4:11-12; 2 Ts 3:6-12). A necessidade e o dever moral são de fato motivações legítimas para o trabalho, mas há algo ainda mais fundamental. Desde o princípio, Deus criou os seres humanos para serem criaturas que trabalham. Trabalhar duro corresponde à natureza que Deus nos deu.

Um dos aspectos impressionantes sobre Gn 1 é que descreve Deus como um “trabalhador”. Ele chama tudo à existência, as coloca em ordem, nomeia e lhes ordena o que fazer. Ele não é um déspota preguiçoso e indulgente, mas um trabalhador ocupado e produtivo. Portanto, não é surpresa que, ao criar os humanos à Sua própria imagem e semelhança, Ele imediatamente lhes deu uma tarefa: exercer domínio sobre as outras criaturas, frutificar e multiplicar-se, encher e dominar a terra (Gn 1:26, 28). Ser humano é portar a imagem de Deus, e portar a imagem de Deus implica um chamado ao trabalho produtivo. A lei de Deus nos ordena a trabalhar, porque isso é algo genuinamente humano de se fazer.

Isso explica por que as pessoas que param de trabalhar por um motivo ou outro muitas vezes sentem uma profunda perda e desorientação. Aqueles que se tornam deficientes e deixam o mercado de trabalho muitas vezes lutam contra a depressão. Muitas pessoas que antecipam ansiosamente a aposentadoria começam a sentir falta de sentido na vida logo após deixarem seus empregos. Uma sensação de falta de propósito pode atingir donas de casa dedicadas quando seus filhos crescem e saem de casa. Uma vida sem trabalho pode parecer tão atraente à distância, no meio da correria e do estresse, mas a realidade acaba sendo vazia.

O mundo teve que enfrentar essas realidades de maneiras inquietantes nos últimos anos, quando o COVID-19 e as restrições do governo interromperam a vida econômica. Muitos empregos desapareceram e outros se tornaram muito perigosos e estressantes. Subsídios do governo e serviços de streaming na Internet provaram ser substitutos ruins para vocações produtivas. Não é coincidência que os problemas de saúde mental e o abuso de drogas tenham aumentado bastante. Agora ouvimos, mesmo após o levantamento da maioria das restrições pandêmicas, que a taxa geral de participação da força de trabalho não se recuperou. Bem preocupante é que muitos homens em idade ativa parecem ter abandonado completamente a força de trabalho.

Essas não são apenas questões econômicas ou de política pública, mas questões que atingem a essência de nossa existência humana. Deus nos mandou trabalhar, porque Ele nos deu uma natureza que anseia por trabalhar. Quando as pessoas não querem ou não podem trabalhar, o dano colateral tende a ser grande.

SEXO E GÊNERO

Quando os cristãos refletem sobre sua crescente alienação da tendência cultural nas sociedades ocidentais, as questões de sexo e gênero quase nunca estão longe de suas mentes. Às vezes, os cristãos podem se perguntar se defender as visões tradicionais realmente vale toda a ridicularização e a marginalização que vêm com isso. Mas sexo e gênero são muito importantes e uma das principais razões é que a natureza humana está em jogo. A recente revolução sexual e de gênero é tanto uma rebelião contra a lei de Deus quanto uma grande negação da realidade: a realidade da maneira como Deus nos criou.

“Desde o princípio”, observou Jesus certa vez, Deus “os fez homem e mulher” (Mt 19:4). Jesus expressou isso ao apresentar Seu ensinamento mais extenso sobre o casamento registrado nos evangelhos (19:4-12; veja Mc 10:1-12). Ele forneceu mais do que apenas um texto como prova baseado no Antigo Testamento para a permanência do casamento e a imoralidade do divórcio na maioria das circunstâncias. Ele também indicou que a lei de Deus para o sexo e o casamento é fundamentada na “ordem da criação”. Deus espera que os casamentos sejam duradouros, fiéis, procriativos e heterossexuais por causa da maneira como Ele nos criou. Primeiro as Escrituras nos dizem sobre nós mesmos é que Deus nos criou à Sua imagem e semelhança (Gn 1:26). Em segundo lugar, diz que nós, portadores da imagem, somos homem e mulher (v. 27). Todos os seres humanos são portadores de imagem, mas existem duas (e apenas duas) formas de ser portador de imagem: como homem ou como mulher. Essa distinção fundamental molda nossas vidas de várias maneiras, tanto óbvias quanto misteriosas, mas Gn 2 destaca talvez a maneira mais importante: Deus criou a mulher de uma maneira que era perfeitamente “idônea” (2:18) para o homem, para que possam se unir em casamento, um relacionamento permanente e sexualmente frutífero de “uma só carne” (vv. 22-24). Apenas um relacionamento de um homem e uma mulher poderia ser assim.

Tais considerações são cruciais para enfatizar ao treinar a próxima geração. Nossas crianças e jovens enfrentam grande pressão para rejeitar ou pelo menos relaxar o ensino da igreja sobre o sexo. Como é importante para eles saber que Deus não nos impôs regras rígidas para suprimir nossos desejos e nos manter infelizes. Em vez disso, Sua lei sobre a sexualidade nos mostra como ser verdadeiramente humanos. Descreve a única maneira pela qual podemos expressar nossos desejos sexuais sem a culpa, o arrependimento e o ressentimento que muitas vezes trazem outras formas. Comer demais, beber demais e explosões de raiva podem ser estimulantes, mas acabam fazendo com que a pessoa (e muitas vezes outras) se sinta infeliz. Não é diferente com sexo e gênero. Escolher ou criar o próprio gênero pode dar uma sensação temporal satisfatória de poder e liberdade. Satisfazer desejos sexuais fora do relacionamento conjugal pode proporcionar prazer momentâneo. Mas isso nunca pode satisfazer, pois entra em conflito com nossa natureza humana que não podemos realmente transformar.

RAÇA

Raça obviamente se ajunta a sexo e gênero entre as questões mais controversas da cultura contemporânea. Porém, nesse caso os cristãos não se encontram tão fora de sincronia com a cultura dominante, pelo menos em geral. Quando nossa cultura mais ampla proclama sua oposição ao racismo, os cristãos podem aderir de bom grado e também podem expressar profundo pesar pelas falhas da igreja a esse respeito. No entanto, a raça é outra questão moral profundamente ligada à natureza humana. Refletir sobre isso através de lentes antropológicas cristãs promete trazer uma visão adicional.

Em um nível, a antropologia cristã fornece uma objeção bastante clara e óbvia ao racismo: Deus criou “cada” ser humano à Sua imagem e semelhança. Desprezar outra pessoa pela cor de sua pele ou subjugar um semelhante por causa de sua ancestralidade é ignorar esse fato profundo de nossa existência e insultar Aquele cuja imagem eles carregam. Por mais habilmente racionalizado, o racismo nunca pode escapar dessa objeção devastadora. Muitos não-cristãos condenam o racismo com base na dignidade humana universal, mas os cristãos têm razões ainda mais profundas.

Contudo, a antropologia cristã exige uma análise mais profunda. As Escrituras indicam não apenas que todos os humanos carregam a imagem de Deus, mas também que todos os humanos pertencem à “mesma linhagem”. Deus fez todas as pessoas de “um só sangue” (como seria uma tradução literal de At 17:26), unidas no nascimento sob um líder da aliança, o primeiro Adão, e possuir apenas uma esperança de salvação sob outro líder da aliança: o último Adão (Rm 5:12-19; 1 Co 15:21-22, 45-49). Compartilhamos uma natureza comum e, portanto, de acordo com as Escrituras, existe realmente apenas uma raça humana. A Escritura reconhece que grupos de humanos se uniram como “povos” ou “nações” (p. ex., egípcios, hititas, assírios, babilônios), mas nunca descreve as pessoas como pertencentes a diferentes “raças” no sentido moderno. Para ser franco, a Escritura não ensina nada sobre uma raça “branca”, uma raça “negra” ou algo semelhante.

Vale a pena considerar que a ciência genética contemporânea chega exatamente à mesma conclusão. Enquanto os cientistas examinam e comparam a composição genética de pessoas ao redor do mundo e também estudam os restos genéticos de muitos que viveram muito antes de nós, rejeitam a ideia de que a humanidade está dividida em um pequeno número de raças biologicamente distintas. Somos uma única raça muito inter-relacionada para que isso seja verdade.

Dividir as pessoas em raças distintas é uma invenção humana que desafia a realidade da natureza humana, seja vista de formas teológica ou científica. Dividir as pessoas por raça é como inventar gêneros diferentes de masculino e feminino. A melhor maneira de curar as feridas e corrigir os erros que séculos de racismo infligiram é uma questão difícil e controversa. É compreensível que os cristãos às vezes cheguem a conclusões diferentes sobre os detalhes. Mas uma antropologia cristã sugere que nosso objetivo final deve ser uma sociedade e especialmente uma igreja na qual não falemos ou tratemos uns aos outros como se pertencêssemos a raças diferentes.

O VALOR DA VIDA HUMANA

Todas as questões examinadas até agora são importantes, porém mais importante do que todas elas, ou pelo menos a mais básica, é o valor da vida humana. Cometemos inúmeros erros uns aos outros todos os dias, em vários graus de gravidade. Mas nenhum erro é tão grave, tão devastador, tão essencial quanto matar um ser humano. Convém concluir nosso estudo antropológico da vida moral refletindo sobre esta questão.

Enquanto escrevo isso, a maior parte do mundo está chocada com relatos e imagens vindas da Ucrânia. Eu e com certeza muitos leitores deste artigo nunca tivemos que viver no meio de uma guerra. Isso é uma grande bênção, mas pode dar uma falsa sensação de realidade. Nosso mundo caído é um lugar violento. O pecado é tão profundo que as pessoas tiram a vida umas das outras, muitas vezes de forma arbitrária e descarada. O assassinato, especialmente na guerra, não apenas extingue vidas individuais, mas também devasta famílias, comunidades, economias e o meio ambiente.

Como em nossos tópicos anteriores, Gn 1 já nos diz muito do que precisamos saber. Deus fez o “homem” à Sua imagem, “homem e mulher” (Gn 1:26-27). Portanto, todas as pessoas possuem a mais profunda dignidade imaginável. Agredir qualquer ser humano é agredir a semelhança do próprio Deus. Gn 9:6 acrescenta algo sutil e importante a isso. Após o grande dilúvio, que Deus impôs por causa da violência (veja 6:11), Deus fez uma aliança com Noé e com o mundo inteiro para o resto da história, para preservar e governar tudo (8:21 – 9:17). Como parte dessa aliança, Deus declarou: “Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem” (9:6). De acordo com esse conceito, o sangue “de cada pessoa” é igualmente valioso. “Quem” derramar o sangue de “qualquer” outra pessoa de forma ilegítima deve pagar com seu próprio sangue. Não importa se o perpetrador é um rei e a vítima um servo, ou vice-versa. Sangue humano é sangue humano, e o assassinato de qualquer um exige retribuição justa. As vidas até dos mais fracos e negligenciados devem ser defendidas. Aqui o mal do aborto vem especialmente à luz. Ninguém é mais vulnerável do que o nascituro, e a justiça de Gn 9:6 se estende a eles também.

O contexto de Gn 9:6 é digno de destacar para outra questão relacionada. No v. 5, Deus afirma que Ele mesmo vingará o derramamento de sangue humano. Mas o v. 6 então declara que Deus designou humanos para serem Seus instrumentos para administrar a justiça. O fato de que Deus confiaria essa grande tarefa a humanos (caídos) é mais um testemunho de nossa dignidade inerente. Mas também nos lembra que valorizar a vida humana implica que devemos apoiar os sistemas legais, a guerra justa (defensiva) e outras ações que protegem as pessoas da violência e punem os malfeitores. Ter a imagem de Deus implica um chamado para exercer domínio (1:26), e em um mundo caído isso requer promover a justiça em face do mal. 

Uma questão final exige atenção, e é a mais importante de todas. Temos considerado vários propósitos para os quais Deus nos criou, mas o maior foi alcançar a bem-aventurança eterna na comunhão com Ele. Deus nos fez para governar não apenas este mundo presente, mas também o mundo vindouro (Hb 2:5). Embora tenhamos falhado miseravelmente em atingir esse objetivo, Deus enviou Seu Filho à nossa condição inferior para sofrer por nós, para que possamos um dia nos juntar a Ele na glória da nova criação (vv. 5-10). Deus não apenas preserva nossa vida presente por meio de Sua graça comum na aliança de Noé, mas também nos concede a vida eterna por meio do sangue da nova aliança. Isso significa que, por mais valiosa que seja nossa vida atual, nós, cristãos, não ousamos considerá-la a coisa mais importante. Negamos a nós mesmos, tomamos nossa cruz e seguimos a Jesus (Mt 16:24). Somos “[fiéis] até à morte”, cientes de que Cristo nos dá “a coroa da vida” (Ap 2:10). Nenhuma antropologia cristã está completa sem exaltar este nosso destino supremo. Vamos, de fato, apoderar-nos da “verdadeira vida” (1 Tm 6:19).

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

David VanDrunen
David VanDrunen
O Dr. David VanDrunen é Professor titular Robert B. Strimple de Teologia Sistemática e Ética Cristã no Westminster Seminary California e pastor na Igreja Presbiteriana Ortodoxa. Ele é autor de vários livros, entre eles Politics after Christendom [Política após a cristandade] e Divine Covenants and Moral Order [Pactos divinos e ordem moral].