Apocalipse 3.20 - Ministério Ligonier
1 João 4.8
outubro 15, 2022
O Deus de todo conforto
outubro 17, 2022
1 João 4.8
outubro 15, 2022
O Deus de todo conforto
outubro 17, 2022

Apocalipse 3.20

Nota do editor: Este é o décimo segundo de 13 capítulos da série da revista Tabletalk: O que esse versículo realmente significa?

Há anos atrás, eu estava sentado na minha varanda lendo quando escutei uma voz: “Senhor, gostaríamos de falar com você para saber se você convidou Jesus entrar em seu coração”. Não eram membros de seitas à minha porta, mas cristãos evangélicos preocupados com o estado do meu coração, implorando para que eu abrisse a porta e deixasse Jesus entrar. Embora apreciasse seu zelo pelo testemunho cristão, fiquei preocupado com sua abordagem. Se Jesus estava esperando que o deixasse entrar em meu coração para a salvação, sabia que aquela porta nunca se abriria.

Esse mal-entendido trouxe consequências terríveis na maneira como as pessoas ouvem o chamado real de Jesus para se arrepender e crer. Ao reduzir Jesus da condição de um Rei entronizado, enviando chamados por meio de Seus embaixadores para “[beijar] o Filho … [para que] não pereçais no caminho” (Sl 2:12), nós o fizemos em um simples plebeu de joelhos, esperando desesperadamente que o aceitemos, como se Ele fosse aquele que precisasse de nossa aprovação. Dessa forma, minimizamos a necessidade das pessoas em levá-lo a sério. Se Jesus me ama e tem um plano maravilhoso para minha vida, como é afirmado hoje em conjunto com o apelo para convidar Cristo a entrar em nosso coração, realmente não tem importância se eu o deixar entrar ou não, certo?

A ideia de Jesus bater à porta do nosso coração é tipicamente baseada em Apocalipse 3:20: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”. Este versículo não aborda o status do coração do indivíduo, mas é um chamado para a igreja em Laodiceia se arrepender por ter se afastado do evangelho do reino que Cristo deu para proclamar.

Muitos estudiosos reconhecem que a cidade de Laodiceia não tinha água potável e precisava canalizar água para a cidade de fontes termais locais. Quando a água chegava à cidade, muitas vezes estava poluída, morna e inútil. Jesus parece vincular o estado espiritual da igreja com a desagradável experiência de receber água morna. Assim como eles às vezes vomitavam sua própria água potável, Jesus proclama que também os vomitará, pois suas obras são inúteis para o reino.

Qual era o problema na igreja em Laodiceia? Jesus diz que esta igreja se considerava rica, próspera e sem necessidade de nada. As pessoas ali ignoravam sua pobreza espiritual e se recusavam a perceber que eram uma comunidade “infeliz, sim, miserável, pobre, ceg[a] e nu[a]” (v. 17). A igreja em Laodiceia estava desfrutando sua prosperidade e abandonando o evangelho. Seu ministério era cheio de orgulho e autoconfiança, sem dependência de Jesus para vida espiritual e testemunho. Sua mensagem começou a refletir essa autonomia. O ministério da reconciliação — dar a conhecer a vida, morte e ressurreição de Jesus — não era mais de primordial importância, mas o foco estava nos planos, recursos e ideias das próprias pessoas sobre o que a igreja deveria ser. O ministério deles não levava pessoas a Jesus como o Salvador dos seus pecados, mas se tornou um ministério de justiça própria. Eles haviam esquecido que Jesus veio chamar ao arrependimento, não os justos, mas os pecadores (Lc 5:32).

Nesse contexto, Jesus faz uma severa advertência à igreja: “Eis que estou à porta e bato”. Esta batida é uma batida de disciplina e julgamento sobre uma igreja que se esqueceu de sua missão. Quando Jesus vier à igreja em Laodiceia, o que Ele encontrará? Se a igreja se recusar a ouvi-lo, Ele abrirá a porta para julgamento. Mas se a igreja abrir a porta ao Seu chamado para se arrepender, Ele entrará e ceará com eles, e estes desfrutarão de Sua presença.

Jesus em Apocalipse 3:20 não está de joelhos à porta de nosso coração querendo entrar. Se devemos fazer qualquer aplicação deste versículo a indivíduos, o que temos é uma advertência, para aqueles que professam fé em Cristo, de que estes devem se arrepender para que não lhes sobrevenha uma dura disciplina. No entanto, este versículo no contexto, é um chamado sério para a igreja como corpo a se arrepender por ter se tornado confiante em sua prosperidade externa enquanto abandona a única mensagem que traz vida a este mundo perdido. Recusar a se arrepender trará disciplina de Jesus sobre a igreja.

Quando a mensagem da vida, morte e ressurreição de Jesus é abandonada por uma confiança em nossos próprios recursos, não funcionamos mais como uma verdadeira igreja e corremos o risco de ser expulsos. Esta advertência é tanto para a igreja hoje como foi para Laodiceia no primeiro século. Todos os nossos projetos de construção e esforços para ajudar a igreja a crescer demonstram que estamos mais preocupados em ser testemunhas fiéis do nome de Jesus ou são apenas disfarces para nos fazer sentir melhor conosco mesmos? É essa preocupação que leva Jesus a bater na porta da igreja em Apocalipse 3:20. A igreja nunca deve esquecer por que existe: proclamar o ministério da reconciliação a um mundo perdido.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Christopher J. Gordon
Christopher J. Gordon
O Rev. Christopher J. Gordon é pastor principal da Escondido United Reformed Church, em Escondido, Califórnia. Ele é também apresentador da Abounding Grace Radio.