Conflito e paz - Ministério Ligonier
Via, Veritas, Vita
junho 28, 2023
As razões dos conflitos na igreja
julho 3, 2023
Via, Veritas, Vita
junho 28, 2023
As razões dos conflitos na igreja
julho 3, 2023

Conflito e paz

conflito

Nota do editor: Este é o primeiro de 15 capítulos da série da revista Tabletalk: Conflito na igreja.

Uma das tarefas diárias do pastor é lidar com conflitos. Como pastores auxiliares de Seu rebanho, Deus nos chamou para cuidar de Suas ovelhas, o que geralmente significa cuidar delas durante o desentendimento, mesmo quando nós, como pastores, podemos ser sua causa. O conflito na igreja é o motivo pelo qual as pessoas às vezes a abandonam, seu fardo é o motivo pelo qual os pastores frequentemente abandonam o pastorado. E os pastores que não servem em conjunto com um grupo de presbíteros fiéis na maioria das vezes sucumbem ao peso esmagador do conflito.

Todo cristão lida com conflitos e fazemos tudo o que podemos para evitá-los. O conflito é miserável. É de partir o coração. Isso nos sobrecarrega e às vezes pode nos oprimir. Assim, quando nos encontramos em meio a um conflito, precisamos lançar a nós mesmos e todos os nossos fardos sobre o Senhor, porque Ele cuida de nós. Uma das maneiras pelas quais Ele faz isso é por meio da igreja, mesmo quando o conflito que enfrentamos é na igreja. Deus nos criou para viver em comunidade, e a única maneira de trazer resolução e reconciliação genuínas é por meio da comunidade da família de Deus, e seguir os princípios que Deus estabeleceu em Sua Palavra para buscar a paz autêntica. Essa paz não vem por meio de concessões, mas através da verdade, graça, humildade, arrependimento e perdão. A verdadeira paz vem pela vindicação do justo e pelo arrependimento e restauração do ofensor. No entanto, ao buscar a reconciliação, devemos sempre procurar tirar a trave do nosso próprio olho muito antes de tirarmos o cisco do olho do nosso irmão.

Em última análise, embora o conflito seja uma consequência da queda, às vezes surge de mal-entendidos, suposições ou má comunicação. Também devemos reconhecer que às vezes Deus providencialmente usa o conflito como uma forma de alcançar paz, pureza e unidade duradouras na igreja, em nossas famílias e em nossos relacionamentos. Inclusive em Seu ministério terreno, Jesus trouxe conflitos para purificar Sua igreja e trazer salvação e paz para Seu povo escolhido (Mt 10:34; Jo 2:13-22). Ao longo da história da igreja, tem havido numerosos conflitos que Deus tem usado de forma soberana para que Sua verdade possa ser redescoberta em Sua Palavra, Seu evangelho seja proclamado e Seus eleitos sejam libertos do conflito final que nós, como pecadores, temos com Ele, nosso justo e reto Deus. Graças a Deus, Ele atua através do conflito para nos reconciliar com Ele, para que possamos ser justificados diante de Seu trono de juízo somente pela fé.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Burk Parsons
Burk Parsons
O Dr. Burk Parsons é editor da revista Tabletalk e serve como pastor principal da Saint Andrew’s Chapel in Sanford, Fla. Ele é editor de Assured by God: Living in the Fullness of God's Grace. Ele está no Twitter em @BurkParsons.