Juízo e misericórdia - Ministério Ligonier
Rendição total
outubro 24, 2022
O centro continua firme?
outubro 26, 2022
Rendição total
outubro 24, 2022
O centro continua firme?
outubro 26, 2022

Juízo e misericórdia

Nota do editor: Este é o oitavo de 10 capítulos da série da revista Tabletalk: Os evangelhos.

Quando comecei a considerar o que deveria dizer nestas páginas, me vi puxado em duas direções. Meu primeiro impulso foi lamentar a decadência espiritual que as pessoas da minha geração observaram de perto e exortar a próxima geração a continuar a luta contra ela com incansável fidelidade e coragem. Ao refletir, porém, pareceu-me correto que também devêssemos agradecer a Deus pelas maravilhosas obras de graça que estão sendo realizadas neste momento, mesmo sob um céu nublado e em circunstâncias adversas. Talvez eu consiga a façanha de me mover em ambas as direções ao mesmo tempo.

Quase cinquenta anos se passaram desde que fui ordenado ao ministério do evangelho. Quando eu era um estudante de teologia e depois um jovem pastor, muitos de nós estávamos impacientes com muito do que observamos nas igrejas, mas também acreditávamos que estávamos à beira de um despertar. Esperávamos que tal movimento do Espírito Santo varreria os escombros da teologia liberal, restauraria a igreja vacilante à fé das Escrituras e provocaria um número incontável de conversões. O fato de nossas esperanças permanecerem em grande parte não cumpridas dificilmente requer evidências.

Durante a década de 1960 ganhei uma nova perspectiva, ao morar por alguns anos na Holanda e na Inglaterra, onde o testemunho cristão já havia se deteriorado a um ponto impensável na época deste lado do Atlântico. Descobri que muitos europeus tendiam a olhar para as igrejas americanas com inveja e desdém: inveja porque a vida religiosa nos Estados Unidos ainda era à primeira vista tão vibrante; desdém porque, na opinião deles, ainda não tínhamos chegado a um acordo com as realidades da vida e do pensamento modernos. Desde então, a posição nos Estados Unidos mudou radicalmente, e o próprio declínio ao qual em nossa arrogância nos julgávamos imunes agora é aparente a cada passo.

Nenhuma explicação simples pode ser dada para o que está acontecendo e é essencial manter uma perspectiva histórica. Nos tempos bíblicos e através dos séculos, houve outros períodos de esterilidade semelhante que Deus em Sua misericórdia interrompeu com uma reforma e um avivamento. Aqueles sábios aos seus próprios olhos, passados ​​e presentes, têm com regularidade menosprezado a “credulidade” dos cristãos e declarado que o evangelho é indigno de séria consideração, mas as areias do deserto da infidelidade estão cheias de ossos esbranquiçados de pessoas tolas que disseram a si mesmas e para outros: “Não há Deus”.

Também deve ser considerado se estamos vivendo sob um julgamento divino, uma fome “de ouvir as palavras do Senhor” (Am 8:11). Esse ato de Deus é o motivo da decadência generalizada em muitas das denominações cujo testemunho já foi firme, mas que caíram em confusão doutrinária, teológica e moral? A ineficácia generalizada, mesmo entre as igrejas que continuaram formalmente ortodoxas, é um sinal do desagrado de Deus? Com certeza não estou sozinho ao descrever muito do que passa na fé cristã como algo superficial e hereditário, carente de conhecimento, fé e fervor.

No entanto, não escrevo como alguém com as costas contra a parede. A desordem atual não é motivo de desilusão ou desespero. Pelo contrário, se tivermos olhos para vê-los, são muitos os motivos de gratidão e esperança. Mencionarei apenas alguns.

Devemos ser gratos pela disponibilidade de livros e revistas cristãos. Lembro-me como se fosse ontem quando os primeiros volumes publicados pela Banner of Truth Trust apareceram nas prateleiras da livraria do nosso seminário em 1958. Ninguém poderia prever o que aconteceria posteriormente, mas esses livrinhos provaram ser um prenúncio da torrente literária que se seguiu de editoras em muitas partes do mundo. Os escritos dos reformadores, puritanos e seus sucessores foram reeditados em números sem precedentes históricos. Além disso, outros estão construindo sobre esse fundamento e nos dando livros que exploram os ensinamentos das Escrituras e os aplicam à nossa própria situação.

Podemos ser gratos por pregadores fervorosos e fiéis do evangelho. Enquanto igrejas cristãs históricas na Europa, Canadá e Estados Unidos entraram em colapso, o evangelho está sendo pregado com poder em nossa própria terra e em vastas extensões em outras partes do mundo. O próprio fato de os laços eclesiásticos serem esticados e até rompidos é em si uma indicação de vida autêntica. Linhas de divisão foram traçadas por líderes corajosos que escolheram o caminho da obediência a Deus sobre a lealdade denominacional. Vivemos uma época de crescimento vigoroso na África, Ásia e América do Sul, fato que jamais devemos perder de vista.

Estamos certos em ser gratos por congregações fortes e robustas nas quais a lâmpada do evangelho está brilhando intensamente. Há muitos que não substituíram a verdade por “sentimentos”; que elevam a fidelidade a Deus e Sua Palavra acima de todas as outras considerações; que continuam a honrar o Dia do Senhor; que adoram com alegria de acordo com os princípios bíblicos; e em que pessoas — os eleitos — são levados a Cristo na fé salvadora.

Acima de tudo, devemos ser gratos porque o universo, o mundo e a igreja estão nas mãos de um Deus soberano cujos propósitos são indefectíveis, cujo plano está sendo executado todos os dias, que infalivelmente trará a Si todos aqueles por quem nosso Salvador morreu, e quem deve no final receber todo louvor e toda glória.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

John R. De Witt
John R. De Witt
O Dr. John R. de Witt serviu como pastor por quase sessenta anos. Ele foi editor associado da revista The Banner of Truth, tradutor de Paul: An Outline of His Theology [Paulo: Um esboço de sua teologia], de Herman Ridderbos, e autor de vários livros, incluindo What Is the Reformed Faith? [O que é a fé reformada?].