O reino de Deus e as Escrituras
O que é o reino de Deus?
novembro 20, 2023
O Rei do reino de Deus 
novembro 22, 2023
O que é o reino de Deus?
novembro 20, 2023
O Rei do reino de Deus 
novembro 22, 2023

O reino de Deus e as Escrituras

Nota do Editor: Este é o segundo de 17 capítulos da série da revista Tabletalk: O reino de Deus.

Cristo e Seus apóstolos e profetas ensinaram que cada parte das Escrituras consente ou concorda com todas as outras partes. Toda a Bíblia revela uma fé verdadeira: um sistema coerente de crenças, uma história única, um caminho de vida a ser seguido pelos servos fiéis de Deus. Mas entender como tudo na Bíblia está organizado não é fácil.

O problema é que as Escrituras não explicam o seu sistema coerente de crenças, um tópico por vez. Não obtemos sua história unificada capítulo por capítulo. Sua orientação moral não vem em um conjunto de regras bem organizado. Em vez disso, a Bíblia é uma antologia de sessenta e seis livros, escritos em muitos gêneros durante um período de 1500 anos, por cerca de quarenta autores humanos. Esses autores foram guiados pelo Espírito Santo para abordar uma infinidade de tópicos de diversas maneiras para guiar o povo de Deus em diferentes circunstâncias.

Então, como toda essa variedade se encaixa?

O sistema coerente de crenças da Bíblia, a sua história única e o seu caminho unificado para uma vida fiel refletem um conjunto de convicções que o Espírito de Deus implantou nos corações e mentes de cada autor bíblico: convicções sobre o reino de Deus. Não se engane: o reino de Deus não é apenas um dos muitos temas presentes na Bíblia. Ele está logo abaixo da superfície de cada passagem bíblica. Ele apóia e conecta tudo o que está escrito na Bíblia.

O conceito bíblico do reino de Deus é complexo, mas quero abordar brevemente três facetas cruciais do reino que permeiam as Escrituras: (1) Deus é o Rei do reino; (2) a criação é o lugar do reino; e (3) os seres humanos são os servos do reino.

O REI DO REINO
Sem dúvida, a Palavra de Deus revela muitas verdades sobre Deus, mas antes de mais nada fala dele como o Rei de toda a criação. Os autores bíblicos afirmaram unanimemente que Deus governou e sempre governará sobre tudo. Como declarou o salmista: “Desde a antiguidade, está firme o teu trono; tu és desde a eternidade” (Sl 93:2).

Qualquer pessoa familiarizada com a Bíblia sabe que tanto o Antigo quanto o Novo Testamento chamam explicitamente Deus de “o Rei”. Eles também falam centenas de vezes sobre seu “trono”, seu “reinado” ou “governo” e seu “reino”.

Mas as Escrituras também aclamam Deus como Rei de muitas outras maneiras. Nos tempos bíblicos, os reis humanos eram frequentemente exaltados como grandes arquitetos e construtores, líderes de exércitos poderosos, guerreiros que esmagavam os seus inimigos, salvadores do seu povo, homens bastante sábios, legisladores benevolentes, aplicadores da aliança, bons pastores e pais que amavam o seu povo. Os reis humanos foram exaltados como fonte de luz e esperança de vida em seus reinos. Essas representações antigas de reis humanos lhe parecem familiares? Muitas vezes, as Escrituras falam de Deus desta forma para exaltá-lo como o Rei sobre todos.

Se esperamos entender como tudo o que a Bíblia afirma se encaixa, devemos sempre voltar à firme convicção que sustentou tudo o que os autores bíblicos escreveram: Deus é o Soberano do universo e “dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11:36).

O LUGAR DO REINO
Uma segunda faceta crucial do reino de Deus é que a criação é o lugar do reino de Deus. Jesus resumiu esse ensinamento bíblico onipresente quando nos ensinou a orar: “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6:10). Observe onde Jesus ansiava ver a vontade de Deus feita: assim na terra como no céu.

Na sala do trono celestial de Deus, cada criatura obedece aos mandamentos de Deus (2 Cr 18:18; Jó 1:6; Is 6:1-3; Ap 4:2-11). Você também o faria se estivesse diante do glorioso trono de Deus no céu. De uma forma ou de outra, cada passagem das Escrituras revela como Deus está cumprindo Seu plano real e infalível para a história, como Ele será glorificado à medida que a obediência aos Seus mandamentos se espalhar por toda a terra também.

Nos capítulos iniciais de Gênesis, Deus plantou um jardim sagrado com o objetivo de que um dia Seu reino enchesse toda a terra com servos obedientes. O pecado levou à expulsão da humanidade do Éden e à corrupção do mundo físico. Contudo, nos dias de Moisés, Deus conduziu Israel de volta ao que provavelmente foi o local original do Éden, ao lugar que chamamos de terra prometida. O reino de Deus avançou na terra prometida e além das suas fronteiras, em especial nos dias de Davi e Salomão. Mas com o tempo, Israel se rebelou contra Deus e Ele os levou ao exílio. Durante séculos, o reino de Deus na Terra definhou. Ainda assim, embora antecipassem este terrível período da história, os profetas de Deus proclamaram corajosamente que um dia “todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” (Is 52:10).

O Novo Testamento explica como Cristo cumpriu esta esperança profética. Ele começou com determinação ao ministrar na terra prometida e enviar Seus discípulos para espalhar o reino de Deus a todas as nações da terra. Jesus continua a estender o reino por todo o mundo agora através da proclamação do evangelho, ao passo que o reino de Deus alcançará os confins da terra quando Ele retornar em glória. Naquele dia, todo seguidor de Cristo verá que “o reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (Ap 11:15).

Quase todas as páginas da Bíblia falam da história dos acontecimentos no nosso planeta. Se quisermos compreender como estes incontáveis eventos se encaixam, devemos sempre ter em mente que todos os eventos do passado, do presente e do futuro se desenvolvem de acordo com o grande plano do nosso divino Rei. Revelam como Deus é glorificado quando Seu reino chega e Sua vontade é feita assim na terra como no céu.

OS SERVOS DO REINO
Isto nos leva a uma terceira faceta daquilo em que todos os autores bíblicos acreditavam: os seres humanos são servos do reino de Deus. Todos os tipos de pessoas, envolvidos em uma variedade de funções, aparecem em toda a Bíblia. Mas acima de tudo, as Escrituras ensinam que os seres humanos, de uma forma ou de outra, serão usados para promover a expansão do reino por toda a terra.

Deus poderia ter alcançado esse objetivo sozinho num instante, mas escolheu usar pessoas ao longo da história. Na verdade, o pecado corrompeu tanto os seres humanos que todos nós precisamos do perdão dos pecados e da confiança no poder de Deus. No entanto, embora os anjos também tenham as suas funções, cada porção das Escrituras revela que os seres humanos redimidos e fiéis são o principal meio pelo qual o reino de Deus virá.

O Senhor primeiro chamou a raça humana de “[sua] imagem… [sua] semelhança” (Gn 1:26). Nos tempos bíblicos, muitas nações ao redor de Israel referiam-se aos seus reis como imagens dos deuses das suas nações. Esses reis deveriam representar os interesses de seus deuses, aprender o que seus deuses queriam e cumprir a vontade de seus deuses na terra. Mas da verdadeira perspectiva bíblica, todos os seres humanos devem representar o verdadeiro Deus e realizar a Sua vontade na terra.

No princípio, Deus chamou os pais de toda a raça humana para se multiplicarem e terem domínio em todo o mundo a Seu serviço (Gn 1:28). Enquanto outras nações serviam aos propósitos de deuses falsos e satânicos, o verdadeiro Rei do universo convocou a nação de Israel, e agora a igreja cristã, para servi-lo como “um reino de sacerdotes e nação santa” (Êx 19:6; 1 Pe 2:9). Como Israel, você e eu devemos proclamar “as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2:9). Todas as imagens redimidas de Deus foram chamadas para espalhar a luz do reino de Deus em todo o mundo.

Mas como pode este plano divino ter sucesso? Certamente, os seres humanos pecadores sempre ficarão aquém. Ao longo de todo o Antigo Testamento, o povo fiel de Deus ansiava e orava por alguém que viesse e cumprisse os propósitos do reino de Deus. Como crentes do Novo Testamento, conhecemos o nome desta pessoa: Jesus de Nazaré. O eterno Filho do Pai encarnou-se e tornou-se um de nós. Como o Filho de Davi perfeitamente justo, Ele não apenas expiou os pecados dos servos do Seu reino na cruz, mas também ressuscitou dos mortos e agora está sentado no trono celestial de Seu Pai. De onde está, Ele governa todas as nações, derrama o Seu Espírito sobre o Seu povo e reúne cada vez mais pessoas no Seu reino através da nossa proclamação do evangelho. Quando Ele retornar em glória, Jesus terminará a tarefa. Ele espalhará o reino de Deus por todos os cantos da terra.

Se algum dia quisermos compreender como tudo o que a Bíblia ensina se encaixa, devemos rejeitar o que o mundo diz sobre a raça humana. Por que o pecado é tão destrutivo? Por que a salvação em Cristo é tão crucial? Por que as Escrituras se concentram tanto em como as pessoas vivem suas vidas diárias? É porque somos a imagem de Deus, chamados para servir no Seu reino. Isso não é impressionante? O Rei decidiu espalhar Seu reino até os confins da terra através de pessoas como nós. Como os vinte e quatro anciãos no céu louvavam Jesus: “Porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação […] e reinarão sobre a terra” (Ap 5:9-10).

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Richard L. Pratt Jr.
Richard L. Pratt Jr.
O Dr. Richard L. Pratt Jr. é fundador e presidente do Third Millennium Ministries. Ele é autor de muitos livros, entre eles He Gave Us Stories [Ele nos deu histórias].