Palavras infalíveis
Como ensinar aos nossos filhos a ética cristã do trabalho
agosto 2, 2023
O chifre de salvação
agosto 7, 2023
Como ensinar aos nossos filhos a ética cristã do trabalho
agosto 2, 2023
O chifre de salvação
agosto 7, 2023

Palavras infalíveis

Nota do Editor: Este é o primeiro de 19 capítulos da série da revista Tabletalk: Palavras e frases bíblicas mal compreendidas.

Palavras são importantes. Palavras têm significados. Não importa o que os adeptos dogmáticos da religião secularista do relativismo gostariam que acreditássemos, sabemos que palavras, frases e verdades proposicionais têm significado e que seus significados são importantes. Os significados das palavras podem até ser uma questão de vida ou morte. Se as pessoas não aprenderem o significado de palavras como “perigo”, “cuidado” e “emergência”, certamente se encontrarão em sérios problemas. Ainda mais importante, se as pessoas não aprenderem o significado de palavras como “crer”, “pecado”, “ira” e “graça”, elas se encontrarão em problemas eternos. Todos parecem reconhecer a importância de entender as palavras que se aplicam a questões de vida e morte físicas, mas muitas pessoas parecem apáticas em relação às palavras que são essenciais para sua compreensão da vida e morte eternas. Isso talvez nunca tenha acontecido tanto quanto em nossa geração atual.

Embora nem todas as palavras e frases bíblicas sejam questões de vida ou morte, todas elas nos são concedidas por Aquele que detém o poder da vida e da morte. Nosso Senhor nos forneceu certas palavras que nos ajudam não apenas a conhecer Sua verdade, mas a conhecê-lo. É precisamente por isso que nos esforçamos para entender os significados das palavras e frases das Escrituras, a fim de conhecermos, amarmos e adorarmos a Deus como Deus, o verdadeiro Deus das Escrituras, não o deus que nós mesmos criamos, que muitas pessoas presunçosamente pensam que podem descrever por quaisquer palavras e frases que considerem adequadas.

Como cristãos, cremos que a Escritura é o único padrão infalível para a fé e a vida. E nós cremos não apenas na sola Scriptura, que somente a Escritura é nossa autoridade, nós acreditamos na tota Scriptura, que toda ou a totalidade da Escritura é a inspirada e autorizada Palavra de Deus. Portanto, cremos na inspiração plenária verbal da Escritura e, portanto, não apenas na inerrância palavra por palavra da Escritura, mas na inerrância de cada jota e til.

Acreditamos que não é apenas a mensagem geral das Escrituras que é inspirada de maneira infalível por Deus, mas também seus detalhes mais sutis. É por isso que os fiéis estudiosos bíblicos ao longo da história têm trabalhado — e continuam a trabalhar — com tanto cuidado para nos ajudar a traduzir e interpretar com precisão cada frase, palavra, sílaba, letra, acento e marca de respiração nas línguas originais das Escrituras, para que possamos conhecer a Palavra de Deus corretamente e, assim, adorar a Deus de forma adequada de acordo com quem Ele realmente é.


Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Burk Parsons
Burk Parsons
O Dr. Burk Parsons é editor da revista Tabletalk e serve como pastor principal da Saint Andrew’s Chapel in Sanford, Fla. Ele é editor de Assured by God: Living in the Fullness of God's Grace. Ele está no Twitter em @BurkParsons.