Qual é a vontade de Deus para minha vida? - Ministério Ligonier
A necessidade de ilustrações na pregação
abril 4, 2024
Por que eu amo os Salmos?
abril 6, 2024
A necessidade de ilustrações na pregação
abril 4, 2024
Por que eu amo os Salmos?
abril 6, 2024

Qual é a vontade de Deus para minha vida?

O que a Bíblia ensina sobre a orientação de Deus? Ela diz que, se reconhecermos Deus em todos os nossos caminhos, Ele dirigirá as nossas veredas (Pv 3:5-6). As Escrituras nos incentivam a conhecer a vontade de Deus para nossa vida, e fazemos isso concentrando nossa atenção não na vontade decretiva de Deus, mas na vontade preceptiva de Deus. Se você quiser saber a vontade de Deus para sua vida, a Bíblia lhe expressa: “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1 Ts 4:3). Portanto, quando as pessoas se perguntam se devem aceitar um emprego em Brasília ou em São Paulo, ou se devem se casar com Sara ou Marta, devem estudar atentamente a vontade preceptiva de Deus. Devem estudar a lei de Deus para aprender os princípios pelos quais devem viver suas vidas no dia a dia.

O salmista escreve: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1:1-2) O prazer do piedoso está na vontade preceptiva de Deus, e aquele que se concentra assim será como “árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto” (v. 3). Os ímpios, entretanto, não são assim, mas são “como a palha que o vento dispersa” (v. 4).

Se você quiser saber qual emprego deve aceitar, precisa dominar os princípios. Ao fazer isso, você descobrirá que a vontade de Deus é que você faça uma análise sóbria de seus dons e talentos. Em seguida, você deve considerar se um determinado trabalho está de acordo com seus dons; se não estiver, você não deve aceitá-lo. Nesse caso, a vontade de Deus é que você procure um emprego diferente. A vontade de Deus também é que você combine sua vocação — seu chamado — com uma oportunidade de emprego, e isso exige muito mais trabalho do que usar cartas de adivinhação. Isso significa aplicar a lei de Deus a todas as áreas da vida.

Quando se trata de decidir com quem se casar, você analisa tudo o que as Escrituras ensinam a respeito da bênção de Deus sobre o casamento. Depois de fazer isso, você pode descobrir que há várias pessoas que atendem aos requisitos bíblicos. Então, com qual delas você se casará? A resposta é fácil: com qualquer uma que você queira se casar. Desde que a pessoa que você escolher esteja dentro dos parâmetros da vontade preceptiva de Deus, você tem total liberdade para agir de acordo com o que lhe agradar e não precisa perder o sono pensando se está fora da vontade oculta ou decretiva de Deus. Em primeiro lugar, você não pode estar fora da vontade decretiva de Deus. Em segundo lugar, a única maneira de saber qual é a vontade oculta de Deus para sua vida hoje é esperar até amanhã, de modo que o amanhã revelará isso para você, pois poderá olhar para o passado e saber que tudo o que aconteceu é o resultado da vontade oculta de Deus. Em outras palavras, só conhecemos a vontade oculta de Deus após o fato. Geralmente, queremos conhecer a vontade de Deus em termos de futuro, ao passo que a ênfase das Escrituras está na vontade de Deus para nós no presente, e isso tem a ver com Seus mandamentos.

“As coisas secretas” pertencem a Deus, não a nós. “As coisas secretas” não nos dizem respeito, porque não são nossa propriedade; são dEle. No entanto, Deus pegou alguns dos planos secretos de Sua mente e removeu o sigilo, e essas coisas pertencem a nós. Ele retirou o véu. Isso é o que chamamos de revelação. Uma revelação é a manifestação do que antes estava oculto.

O conhecimento que temos por meio da revelação pertence propriamente a Deus, mas Deus o deu a nós. Isso é o que Moisés estava dizendo em Deuteronômio 29:29. As coisas secretas pertencem a Deus, porém o que Ele revelou pertence a nós, e não apenas a nós, mas a nossos filhos. Deus teve o prazer de nos revelar certas coisas, e temos a benção indescritível de compartilhar essas coisas com nossos filhos e outras pessoas. A prioridade de transmitir esse conhecimento aos nossos filhos é uma das principais ênfases em Deuteronômio. A vontade revelada de Deus é dada por meio de Sua vontade preceptiva, e essa revelação é entregada para que sejamos obedientes.

Como afirmei anteriormente, muitas pessoas me perguntam como podem conhecer a vontade de Deus para suas vidas, porém poucas vezes alguém me pergunta como pode conhecer a lei de Deus. As pessoas não perguntam, pois sabem como entender a lei de Deus: a encontram na Bíblia. Podem estudar a lei de Deus para conhecê-la. A pergunta mais difícil é como podemos cumprir a lei de Deus. Alguns estão preocupados com isso, mas não muitos. A maioria das pessoas que pergunta sobre a vontade de Deus está buscando saber sobre o futuro que está oculto. Se você quiser conhecer a vontade de Deus em termos do que Deus autoriza, do que se agrada e do que abençoará, novamente, a resposta se encontra em Sua vontade preceptiva, a lei, que é clara.

Este trecho foi adaptado de Somos todos teólogos, de R.C. Sproul. Você também pode ler e-book Posso conhecer a vontade de Deus?

R.C. Sproul
R.C. Sproul
O Dr. R.C. Sproul foi fundador do Ministério Ligonier, primeiro pastor de pregação e ensino da Saint Andrew's Chapel em Sanford, Flórida, e primeiro presidente da Reformation Bible College. Seu programa de rádio, Renewing Your Mind, ainda se transmite diariamente em centenas de estações de rádio ao redor do mundo e também pode ser ouvido online. Ele escreveu mais de cem livros, entre eles A Santidade de Deus, Eleitos de Deus, Somos todos teólogos e Surpreendido pelo sofrimento. Ele foi reconhecido em todo o mundo por sua defesa clara e convincente da inerrância das Escrituras e por declarar a necessidade que o povo de Deus tem em permanecer com convicção em Sua Palavra.