Quem segue você?
Nosso cabeça que possui toda autoridade
outubro 2, 2023
Uma vida com Deus
outubro 6, 2023
Nosso cabeça que possui toda autoridade
outubro 2, 2023
Uma vida com Deus
outubro 6, 2023

Quem segue você?

Nota do Editor: Este é o oitavo de 13 capítulos da série da revista Tabletalk: A doutrina do homem.

Você tem seguidores? Poderíamos não ter feito essa pergunta uma década atrás, mas com a chegada das redes sociais, “seguir” agora faz parte do nosso vocabulário. Nós “seguimos” outras pessoas nas redes sociais e somos “seguidos” de volta. Outra palavra nova é “influenciador”. As pessoas agora aspiram ter uma carreira usando suas plataformas de redes sociais para influenciar os seguidores a comprar produtos.

Eu pessoalmente lutei com a ideia de ter “seguidores” e ser uma “influenciadora”. Mas então li a carta de Paulo à igreja em Corinto, na qual ele exorta: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Co 11:1). A palavra grega para “imitadores” aqui é mimts e é usada para descrever alguém que imita, segue ou emula outro. É como se alguém admirasse as qualidades e habilidades de um mentor e tenta copiar ou imitar o que essa pessoa faz. Paulo exorta os filipenses a fazerem o mesmo (Fp 3:17; 4:9).

Nosso Salvador também nos chamou para segui-lo: para fazer o que Ele faz. “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8:34). Na noite antes de ser traído, Jesus enrolou uma toalha na cintura e fez o que um judeu respeitável nunca faria: lavou os pés de Seus discípulos. “Se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13:14-15). Jesus nos chama para segui-lo em uma vida de humildade e serviço, uma vida que imita o que Ele fez por nós.

Como crentes, somos chamados a seguir a Cristo e a fazer outros discípulos que também o sigam (Mt 28:19-20). O ato de fazer discípulos requer mostrar às pessoas como é seguir a Cristo, nós os orientamos na fé. Quando fazemos isso, eles nos seguem. Isso significa que os influenciamos a seguir o Senhor. Quer aqueles que nos seguem sejam os pequeninos em nossas casas a quem ensinamos a Palavra de Deus ou pessoas em nossos escritórios com quem compartilhamos o evangelho ou grupos maiores nos quais temos grande influência, todos temos pessoas em nossas vidas que nos seguem. Somos influenciadores para Cristo. Imitamos nosso Salvador para aqueles ao nosso redor.

Com a influência vem uma grande responsabilidade. Os influenciadores de redes sociais são conhecidos por gerar entusiasmo e barulho sobre um produto ou causa. Isso porque as pessoas inevitavelmente fazem o que seu influenciador favorito faz. Talvez seja por isso que Paulo qualifica sua exortação para sermos imitadores dele, e acrescenta “como também eu sou de Cristo”. Queremos que os outros olhem para nossas ações e não nos vejam, mas vejam Cristo “através” de nós. Em última análise, queremos que eles imitem e sigam a Cristo.

Acontece que todos somos influenciadores. Todos temos seguidores. Portanto, a pergunta é: “quem segue você e como você pode conduzi-los a Cristo?”.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Christina R. Fox
Christina R. Fox
Christina R. Fox é editora de conteúdo do blog do ministério feminino da PCA (enCourage) e coordenadora do ministério de mulheres na East Cobb Presbyterian Church em Marietta. Ela é autora de vários livros, entre eles A Holy Fear [Um santo temor] e Like Our Father [Como nosso Pai]. Ela também posta textos em seu blog ChristinaFox.com.