Uma vida com Deus
Quem segue você?
outubro 4, 2023
Pastorear os cordeiros
outubro 9, 2023
Quem segue você?
outubro 4, 2023
Pastorear os cordeiros
outubro 9, 2023

Uma vida com Deus

Nota do Editor: Este é o nono de 13 capítulos da série da revista Tabletalk: A doutrina do homem.

Por que alguém iria querer ser cristão? Os cristãos da igreja primitiva foram marginalizados, desprezados e perseguidos. O mesmo é verdade para muitos crentes hoje: na maioria dos países, ser cristão é pelo menos uma perda social e econômica. Mas, apesar de todas as desvantagens aparentes, ser cristão não é apenas desejável, mas maravilhoso e glorioso. O apóstolo João resume grande parte da maravilha de ser cristão quando afirma: “A nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo” (1 Jo 1:3). O cristão tem comunhão com Deus.

Devido ao pecado, nenhum ser humano tem comunhão com Deus por conta própria. Deus é luz, nascemos na escuridão. Que comunhão tem a luz com as trevas? Deus é vida, nós estamos mortos. Que comunhão tem a vida com a morte? Deus é amor, nós somos inimizade. Que amizade pode haver entre Deus e o homem? Em nossa condição natural, estamos sem esperança e sem Deus no mundo (Ef 2:12). Estamos “alheios à vida de Deus” pela ignorância que há em nós (4:18). Em nosso estado decaído, não apenas somos incapazes de nos reconciliar com Deus, mas também não queremos.

Mas Deus (2:4) em Sua graça abriu o caminho de volta à vida com Ele: por meio de Jesus Cristo. Deus agiu unilateralmente para nos mostrar graça, misericórdia e amor em Cristo. O Filho, dado no amor do Pai, é o restaurador e reconciliador. Por meio dEle, os pecadores são recebidos na santa presença de Deus (Ef 3:12; Hb 10:19-20).

À medida que o Espírito nos leva a Deus por meio de Cristo, entramos na comunhão de amor do Deus trino. Somos transformados para amá-Lo e deleitar-nos em Sua entrega a nós e deleitar-nos em entregar-nos a Ele. É uma comunhão pura, santa e boa. É uma comunhão de paz entre Deus e Seu povo através do sangue de Jesus. O que quer que aconteça ao cristão, está sob a vontade do Pai. O cristão está seguro para a vida e a eternidade. Nada pode nos separar do amor de Deus (Rm 8:38-39).

A comunhão com Deus significa que o cristão tem o privilégio de conhecer a Deus e ser conhecido por Ele. O cristão tem o privilégio de falar com Deus em oração e ouvir seu Criador e Redentor falar por meio de Sua Palavra e Espírito. O cristão tem o privilégio de ter a presença de Deus com Ele e a alegria de saber que um dia será levado à glória plena e brilhante da presença de Deus. Ele verá e terá comunhão com Deus encarnado: Cristo Jesus, o Salvador exaltado e Rei da glória.

O cristão tem o privilégio de ser restaurado ao que foi feito para ser por Aquele que o criou e tudo o que existe. O cristão tem o privilégio de desfrutar da criação de Deus, agora e para sempre. O cristão tem o privilégio de ser consolado e pastoreado nesta vida pelo Pai, que faz tudo cooperar para o seu bem. O cristão tem a grande alegria de saber que até as situações boas aqui são apenas o começo do que está por vir. Eles são presentes de Deus para Seus filhos. Pode haver algo melhor do que ser cristão?

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

William VanDoodewaard
William VanDoodewaard
O Dr. William VanDoodewaard é professor de História da Igreja no Greenville Presbyterian Theological Seminary, na Carolina do Sul. Ele é autor ou editor de vários livros, entre eles The Quest for the Historical Adam [A busca pelo Adão histórico] e Charles Hodge’s Exegetical Lectures and Sermons on Hebrews [As palestras exegéticas e sermões de Charles Hodge sobre Hebreus].