Pastorear os cordeiros
Uma vida com Deus
outubro 6, 2023
“Não julgueis”
outubro 11, 2023
Uma vida com Deus
outubro 6, 2023
“Não julgueis”
outubro 11, 2023

Pastorear os cordeiros

Nota do Editor: Este é o décimo de 13 capítulos da série da revista Tabletalk: A doutrina do homem.

O Grande Pastor das ovelhas disse: “Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus” (Mt 19:14). Em seu trabalho de pastorear, como os presbíteros podem cuidar e alimentar os cordeiros de Deus?

Desenvolva a memória das Escrituras entre os jovens. Os pequeninos são como esponjas enquanto absorvem o que lhes é apresentado. Direcionar as águas puras da Palavra de Deus para suas mentes por meio da memória das Escrituras é um trabalho importante. Como isso pode ser alcançado?

Os presbíteros podem desenvolver um programa de memorização que toda a congregação é incentivada a seguir. As aulas da igreja podem ser estruturadas de modo que a memorização da Bíblia faça parte do currículo. A necessidade no culto familiar de memorizar as Escrituras recitando ou cantando salmos pode ser enfatizada. Os jovens podem ser encorajados a memorizar livros da Bíblia e serem recompensados quando o fazem.

Explique as Escrituras de forma simples. Do púlpito e em outros ambientes, pastores e presbíteros precisam trabalhar muito para ensinar as Escrituras para que as crianças presentes possam entendê-las.

O Espírito de Deus abençoa as crianças ao amarem a Bíblia conforme ela é ensinada a elas de maneira apropriada à sua idade. Contar histórias com entusiasmo do púlpito pode fazer com que os pequeninos agitados de repente fiquem parados. Os olhos dos jovens se arregalam de horror ao ouvirem que Caim matou seu irmão Abel ou que Daniel foi lançado na cova dos leões. Seja pregando, liderando o culto familiar em casa ou conduzindo estudos bíblicos, não há nada como uma parábola ou história para trazer a verdade. Não é assim que a Bíblia foi escrita? Não foi assim que Jesus pregou? E não é assim que os líderes da igreja devem alimentar os cordeiros?

Pregue o evangelho visível para eles. Um grande momento de ensino para as crianças ocorre quando os sacramentos do batismo e da Ceia do Senhor são observados. Assim como Israel foi instruído na Páscoa a explicar o que estava acontecendo: “Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este?” (Êx 12:26), assim também os presbíteros da igreja devem ensinar o evangelho à geração vindoura por meio dos sacramentos. Explicar o lavar do Espírito no batismo e o alimento espiritual da comunhão de maneira que as crianças entendam é essencial durante essas épocas especiais da vida da igreja. As famílias podem ser encorajadas pelos presbíteros a discutir sobre os sacramentos com seus filhos.

Desenvolva treinamento bíblico especial para os jovens. Muitas vezes, as igrejas ficam satisfeitas com pouca instrução além do sermão a cada semana. Mas a necessidade de treinar profundamente a próxima geração com mais do que sermões é importante. Durante o Primeiro Grande Avivamento, Jonathan Edwards testemunhou que os jovens que pesquisaram as Escrituras com seriedade por meio de sessões extras com ele foram os que criaram um avivamento que afetou milhares.

Oferecer aulas para jovens, estudos bíblicos imersivos e vídeos de ensino são maneiras de alimentar bastante os cordeiros em crescimento na igreja de Cristo.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Barry J. York
Barry J. York
O Dr. Barry J. York é presidente e professor de Teologia Pastoral no Reformed Presbyterian Theological Seminary em Pittsburgh. Ele é autor de Hitting the Marks [Acertar o alvo].