Ser fiel e dar frutos - Ministério Ligonier
Sucesso vocacional
fevereiro 11, 2022
Nosso Deus trino
fevereiro 16, 2022
Sucesso vocacional
fevereiro 11, 2022
Nosso Deus trino
fevereiro 16, 2022

Ser fiel e dar frutos

Richard Greenham, um dos renomados teólogos puritanos do século dezesseis, era muito amado em sua época pela ajuda espiritual que prestou a muitos crentes na Inglaterra, bem como a seus companheiros ministros puritanos. Muitos pastores puritanos enviariam seus fiéis a Greenham pelo que consideravam os mais difíceis “casos de consciência”. No entanto, Greenham lamentou não ter visto muitos frutos em sua própria congregação em Dry Drayton — a cidade rural extremamente pequena em que ele pastoreava — durante seu ministério de quase vinte e um anos lá. Refletindo sobre o estado espiritual de sua congregação, Greenham falou de “doença do sermão” e “falta de frutos”. Um escritor uma vez descreveu o ministério de Greenham em Dry Drayton nos seguintes termos: “Ele tinha pastagens verdes, mas ovelhas completamente magras.” Após sua morte, a pequena congregação em Dry Drayton cresceu espiritualmente e prosperou numericamente sob o sucessor de Greenham. Alguém certa vez perguntou ao ministro que o sucedeu o que ele havia feito para experimentar tal crescimento. Sem hesitar, ele insinuou que era o fruto do trabalho fiel de Greenham. Embora Richard Greenham nunca tenha vivido para ver aquele fruto entre as pessoas que pastoreava, sua fidelidade em Dry Drayton foi fundamental na preparação dos campos da congregação para dar frutos nos anos que viriam.

Compreender a relação entre ser fiel e dar frutos não é de pouca importância para aqueles que derramam suas vidas no ministério do evangelho. É igualmente assim para todos os crentes. Se há uma pergunta com a qual a mente de ambos, ministros e congregantes, está frequentemente envolvida, é esta: como posso saber se meu trabalho por amor a Cristo tem sido frutífero?

É importante para nós, primeiro, estabelecer o ensino bíblico sobre dar frutos. Quando os fariseus foram a João para serem batizados por ele, ele lhes disse: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Lc. 3:8). Da mesma forma, Jesus disse: “Toda árvore boa produz bons frutos” (Mt. 7:17). Além disso, Jesus prometeu que quando a semente da Palavra de Deus cai sobre um coração regenerado, “este frutifica” (Mt. 13:23). O apóstolo Paulo revelou que se preocupava profundamente com a frutificação no ministério quando disse à igreja em Filipos: “O viver na carne traz fruto para o meu trabalho” (Fp. 1:22). O apóstolo também se preocupou profundamente com a frutificação na vida e no trabalho dos crentes. Quando ele escreveu para a igreja em Colossos, ele lembrou aos crentes sobre a maneira como o evangelho “que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade” (Cl. 1:6). Claro, nossas mentes naturalmente retornam repetidas vezes à célebre passagem do apóstolo sobre o fruto do Espírito (Gl. 5:22-23). Quando consideramos o ensino de Jesus e dos apóstolos, descobrimos que dar frutos é a obra de Deus, fundamentada na obra salvífica de Cristo e soberanamente realizada pelo Espírito Santo, tanto na vida (caráter piedoso) quanto no trabalho (obra do reino) de Seu povo.

Mas o que determina a natureza de dar frutos? Dar frutos é compatível com nosso trabalho? Ou devemos simplesmente procurar ser fiéis e deixar que aconteça o que acontecer? Felizmente, as Escrituras nos fornecem uma série de maneiras pelas quais podemos responder a essas perguntas sobre a relação entre fidelidade e dar frutos.

Dar frutos é, em última análise, a obra de Deus realizada à medida que nos comprometemos com Ele na busca de sermos fiéis em todos os aspectos de nossas vidas e em tudo para o que Ele nos chama. Devemos resistir à tentação de ver a frutificação da mesma forma que um corretor de ações vê seu portfólio. É um erro espiritual de enorme proporção olharmos para nossas vidas e labores e dizermos: “Se eu simplesmente fizer isso hoje e amanhã, o resultado será x, y ou z.” O apóstolo Paulo, enquanto defendia seu próprio ministério contra ministros que se gabavam de suas próprias realizações, escreveu: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (1Co. 3:6-7). O salmista, em termos inequívocos, ensinou o mesmo princípio quando escreveu: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl. 127:1). Quanto mais compreendermos e abraçarmos esse princípio, mais estaremos preparados para nos comprometermos com Ele de modo a estarmos dispostos a ser usados ​​da forma que Ele desejar.

Embora reconheçamos que dar frutos é obra de Deus, devemos entender que a diligência é um componente essencial de nossa vida e de nosso trabalho fiel. Uma forma sutil de hiper calvinismo pode se infiltrar em nosso pensamento, uma vez que reconhecemos que dar frutos é obra de Deus. Podemos começar a pensar conosco, ou nos pegar dizendo aos outros, coisas como: “Realmente não importa o que fazemos porque, no final das contas, é tudo obra de Deus.” Curiosamente, na mesma carta em que ele admitiu que “o crescimento vem de Deus”, Paulo declarou: “Trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1Co. 15:10). Em Provérbios, Salomão sabiamente observou: “A mão diligente dominará” (Pv. 12:24). Um escritor proveitosamente resume nossa responsabilidade de ser diligente em nossos trabalhos espirituais quando diz: “Você pode realizar o ministério com a ajuda de Deus, então dê tudo o que você tem. Você não pode exercer o ministério sem a ajuda de Deus, então fique em paz.” Isso é verdade em todas as esferas em que o crente está procurando ser fiel a Deus. A diligência em cumprir fielmente as coisas para as quais Deus nos chamou acabará por nos levar a dar frutos.

Destreza é outro aspecto vital da fidelidade que leva a dar frutos. Há muitas coisas que eu nunca farei porque Deus não me deu os dons e o chamado para fazê-las. Eu nunca vou praticar um esporte profissional ou ser um pianista de concerto. Nunca serei um físico nuclear ou cardiologista. Estou totalmente satisfeito com o fato de não ter sido dotado para isso. Da mesma forma, Deus não chama todos os crentes para o ministério do evangelho em tempo integral. Considere o encargo do apóstolo para os crentes em Roma:

“Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria” (Rm. 12:6-8).

Devemos também perceber que dar frutos não depende de circunstâncias ou status. Podemos erroneamente nos convencer de que quanto maior a estrutura, mais frutos serão ganhos. Podemos cair na armadilha de pensar nos frutos espirituais em termos mundanos, agindo como se os indivíduos naturalmente dotados, ricos ou influentes fossem aqueles que têm maior probabilidade de ser frutíferos. O apóstolo Paulo, no entanto, deu este lembrete muito necessário à igreja em Corinto:

“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1Co. 1:26-29).

Considere o fruto que o apóstolo viu em seu próprio ministério enquanto estava preso. O Senhor usou Paulo não para a conversão de César, mas para a conversão de alguns dos guardas da prisão de César. Além disso, Paulo disse a Filemom, que era o servo contratado fugitivo Onésimo: “Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim” (Fm. 1:11; Cl. 4:9). Este é um excelente exemplo do tipo de indivíduos improváveis ​​e inesperados a quem Deus coloca a dar frutos.

Além disso, devemos lembrar também, que a frutificação vem em tempos e épocas diferentes. Não podemos saber quando o fruto espiritual aparecerá. Diz-se que os santos, na grande galeria dos heróis da fé, tiveram resultados diferentes em suas vidas fiéis e em suas obras nesta vida (Hb. 11). Alguns triunfaram — subjugando reinos, praticando a retidão, obtendo promessas, fechando a boca dos leões, extinguindo a violência do fogo, escapando do fio da espada e assim por diante. Outros sofreram — sendo torturados, não aceitando a libertação, suportando escárnios e açoites, sendo acorrentados e aprisionados, sendo apedrejados, sendo serrados ao meio, vagando por desertos, montanhas, covas e cavernas. No entanto, no final, todos eles receberam o fruto final de seu trabalho na glória. O Cristo que subiu aos céus dá a cada um a coroa de vencedor. Na ressurreição, eles experimentarão os frutos completos de suas vidas e obras, junto com todos os santos.

Em última análise, a morte e ressurreição de Jesus é a base de nossa fidelidade e frutificação. “No Senhor”, explicou Paulo, “o vosso trabalho não é vão” — porque Cristo ressuscitou dos mortos (considere 1Co. 15:58 à luz do contexto mais amplo do capítulo). A morte e ressurreição de Jesus garantiram frutos espirituais na vida de Seu povo. No final das contas, toda a nossa frutificação vem de nossa união com Jesus Cristo, a videira que dá vida e dá frutos (Jo. 15:1-11, 16). Cristo está comprometido em nos tornar frutíferos em nossas vidas e obras, para que Deus obtenha glória pelo trabalho que Ele fez no Seu povo. Ao buscarmos ser firmes e persistentes em tudo o que o Senhor nos chama a fazer por meio de Sua Palavra, podemos ter certeza de que “no Senhor, o nosso trabalho não é vão”.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.
Nicholas Batzig
Nicholas Batzig
O Rev. Nicholas T. Batzig (@Nick_Batzig) é o pastor principal da Church Creek PCA em Charleston, S.C., e editor associado de Ministério Ligonier. Ele escreve no seu blog Feeding on Christ.