Sucesso vocacional - Ministério Ligonier
O sucesso mundano
fevereiro 9, 2022
Ser fiel e dar frutos
fevereiro 11, 2022
O sucesso mundano
fevereiro 9, 2022
Ser fiel e dar frutos
fevereiro 11, 2022

Sucesso vocacional

Seja nas áreas de paternidade, relacionamento ou vocação, todos nós nos esforçamos para ter sucesso. O sucesso profissional está no coração do sonho americano, que ensina que, se alguém trabalhar bastante e por tempo suficiente, provavelmente terá sucesso. Mas como medimos o sucesso de um ponto de vista particularmente cristão? É por quanto dinheiro ganhamos? Quantas coisas nós possuímos? Está no número de pessoas que pensam que somos bem-sucedidos?

Em Mateus 25:14-30, Jesus conta a parábola de três servos, os dois primeiros foram considerados fiéis, mas o último foi declarado infiel. Os dois primeiros foram fiéis porque quando o patrão partiu para uma longa viagem, os servos pegaram aquilo que o senhor lhes confiara e cuidadosamente investiram. Após o retorno do senhor, havia rendido um grande lucro. O senhor ficou satisfeito e confiou-lhes ainda mais. Mas o terceiro servo não amava nem respeitava seu senhor. Em um ato de autopreservação e desinteresse, ele escondeu o dinheiro de seu senhor no chão e, após o retorno do senhor, ele devolveu o dinheiro não investido a ele. O discurso que o servo faz ao seu senhor revela que o servo não amava nem respeitava verdadeiramente seu senhor e, portanto, o servo desperdiçou seu tempo e a confiança de seu senhor. O senhor então repreende e expulsa o servo infiel.

Essa parábola levanta uma questão séria: quanto amamos e respeitamos nosso Senhor celestial? De acordo com a parábola, a resposta está na maneira como servimos ao nosso Senhor com os talentos e tesouros que Ele nos confiou. O sucesso dos dois primeiros servos não foi encontrado no fato de que seu trabalho produziu um resultado lucrativo, mas no simples fato de que eles foram fiéis ao que o senhor lhes havia dado. Jesus não os elogia por terem o “toque de Midas” de investir, mas simplesmente por serem fiéis. Sua bênção para eles é a que todos devemos desejar ouvir no dia de seu retorno: “Muito bem, servo bom e fiel.” O que poderia ser mais doce do que ouvir Jesus dizer isso para nós?

O sucesso vocacional deve ser visto sob essa luz. Deus nos criou para trabalhar e descansar. O trabalho é natural. É um presente de Deus e está no coração do que significa ser criado à imagem de Deus. O próprio Deus trabalhou e depois descansou. O homem, como filho fiel criado à imagem de Deus, deve trabalhar e descansar, tudo para a glória de Deus (1Co. 10:31). A razão pela qual o sucesso às vezes é uma meta ilusória é que a queda da humanidade no pecado afetou não apenas nossa alma, mas também nossos corpos e mentes. Não amamos mais as coisas, as quais fomos criados para amar, com a inocência e a pureza que Adão conhecia antes da queda. Assim como nosso relacionamento com Deus foi afetado pelo pecado, também foi afetado nosso relacionamento com a ordem criada. A queda trouxe um relacionamento conturbado, onde cardos e abrolhos agora crescem entre as flores da criação de Deus. O suor que escorre por nossas sobrancelhas costuma ser misturado com ansiedade, pois nosso trabalho é salpicado de inúmeras frustrações e decepções. Às vezes, o aborrecimento de nosso trabalho parece tão grande que é difícil não levantar as mãos junto com o Pregador de Eclesiastes e declarar que “tudo é vaidade e correr atrás do vento” (Ec. 2:17).

É aqui que precisamos nos lembrar de não olhar para as coisas — nem mesmo para o sucesso — como o mundo as vê. Embora seja verdade que os efeitos da queda permeiam tudo o que fazemos, a obra de Cristo nos redime e transforma nossa perspectiva sobre todas as coisas, incluindo nosso trabalho. Porque Cristo triunfou sobre o pecado e a morte, Ele nos fez novas criaturas cuja identidade se encontra nEle, assim como nosso sucesso. A Confissão de Westminster nos diz que, na medida em que nossas boas obras são feitas com fé e em obediência a Deus, elas o agradam e lhe trazem glória e honra. Mas o que torna nossas boas obras, em última análise, aceitáveis ​​a Deus é que elas são aceitas “nEle” (CFW 16.6). Deus se agrada em ver nossas boas obras, incluindo o trabalho que fazemos em nossas vocações, como estando em Cristo, e ao fazê-lo, Ele se agrada de nós. Isso não significa que nosso trabalho será perfeito nesta vida, mas significa que aos olhos de Deus é agradável e aceitável. Assim, o sucesso genuíno para nós pode ser encontrado quando percebemos que somente por estarmos em Cristo é que qualquer coisa que fazemos agrada a Deus. Portanto, porque estamos em Cristo, nossa obra “debaixo do sol” é redimida e agradável aos olhos de Deus.

Sobre este fundamento de sermos redimidos em Cristo por meio do evangelho, percebemos a beleza e a importância de nos esforçarmos para trabalhar de maneiras que agradem a Deus. Deus não simplesmente nos redimiu de algo; Ele também nos redimiu para algo. De acordo com Efésios 2:10, fomos “criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Isso certamente inclui nossas vocações. Deus nos recriou à imagem de Cristo e nos dotou com a capacidade de trabalhar de uma maneira que o agrada.

O famoso atleta corredor presbiteriano escocês, que guardava o sabá, Eric Liddell, é lembrado por dizer: “Deus me fez rápido. E quando corro, sinto Seu prazer.” Embora a maioria de nós nunca vá disputar as Olimpíadas, o que Liddell disse pode ser dito por cada pessoa do povo Deus. Deus nos criou em Cristo Jesus para boas obras — incluindo nossas vocações — e quando realizamos essas obras com o melhor de nossas habilidades, devemos sentir o prazer de Deus. Para estender a analogia, o que mais importa não é se ganhamos a corrida (conseguir a promoção, ganhar mais dinheiro ou ter o maior cargo), mas que nos esforcemos com o melhor de nossas habilidades dadas por Deus para agradá-lo em tudo que nós fazemos. O que mais nos agrada deve ser o que mais agrada a Deus. O verdadeiro sucesso não pode ser facilmente quantificado. Não é sucesso porque o mundo diz que é sucesso. Em vez disso, é nos esforçarmos para fazer até as pequenas coisas que fazemos quando ninguém está vendo, de uma forma que honre a Deus e demonstre que temos um relacionamento adequado com a criação e, ainda mais importante, com o Deus da criação.

A Bíblia nos lembra repetidamente que somente Deus pode fazer nosso trabalho prosperar. Não é simplesmente pelo poder de nossas mãos ou pela força de nossa vontade que o sucesso vem. Quer nossas vocações sejam dentro ou fora da igreja, é só Deus quem dá o crescimento. Em Sua providência perfeitamente sábia, há ocasiões em que trabalhamos diligentemente para Sua honra, mas não vemos os frutos de nosso trabalho como desejaríamos. Há outras ocasiões em que não trabalhamos tão bem ou fielmente quanto deveríamos, mas Deus faz com que nosso trabalho prospere apesar de nós. É por isso que não podemos medir o sucesso simplesmente quantificando os resultados visíveis. Devemos nos esforçar para ver as coisas como Deus as vê e medir as coisas como Deus as mede, não com a sabedoria do mundo, mas com a sabedoria do Espírito.

Nesse sentido, todo o nosso trabalho, não importa qual seja, é um aspecto do trabalho do reino. Todo o nosso trabalho é capaz de trazer honra e glória a Deus e ser um aspecto do nosso testemunho cristão perante um mundo que está assistindo. Por esse motivo, os cristãos devem trabalhar muito e descansar adequadamente. Ambos são importantes. Embora Deus nos tenha criado para trabalhar, Ele não nos criou exclusivamente para trabalhar. Adão deveria ter uma semana de trabalho razoavelmente constante, consistindo em seis dias de trabalho e um dia de descanso. Parece que em nossa cultura chegamos a extremos: ou recuamos para práticas indolentes e não somos diligentes em nosso trabalho, ou nos tornamos trabalhadores compulsivos que parecem nunca parar e descansar da maneira que Deus planejou. Nenhuma dessas abordagens é bíblica ou saudável. Abster-se de trabalhar diligente e fielmente é negar virtualmente tanto a beleza da criação quanto a maior beleza da redenção em Cristo. Em Sua perfeita sabedoria, Deus infundiu em nossa semana de trabalho o descanso sabático. Tudo em nós precisa de descanso. Nossos corpos precisam, mas também nossas almas.

Como parte de nosso esforço para glorificar a Deus e desfrutar dEle em tudo o que fazemos, precisamos descansar regularmente de nosso trabalho neste mundo e nos concentrar no bendito descanso do próprio céu. Descansar e adorar no dia do Senhor nos dá uma amostra agradável e rejuvenescedora do céu. Trabalhar sem descansar é agir como se fôssemos escravos condenados, sem esperança de redenção, da maldição do pecado que sobrecarregou nossos labores; no entanto, abster-se de trabalhar fielmente é uma negação funcional de que fomos criados e recriados à imagem de Deus. Nossas vocações não são, portanto, apenas um meio de sustento para nós mesmos e para nossas famílias; são oportunidades de usar nossos “talentos” da maneira mais fiel e diligente possível, tudo para a glória de Deus.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.
Eric Watkins
Eric Watkins
O Dr. Eric. B. Watkins é pastor titular da Harvest Orthodox Presbyterian Church em San Marcos, Califórnia, EUA. Ele é autor de The Drama of Preaching [O drama da pregação].