Vaidade
Senhor dos exércitos
Senhor dos exércitos
agosto 23, 2023
Sião
Sião
agosto 28, 2023
Senhor dos exércitos
Senhor dos exércitos
agosto 23, 2023
Sião
Sião
agosto 28, 2023

Vaidade

vaidade

Nota do Editor: Este é o décimo de 19 capítulos da série da revista Tabletalk: Palavras e frases bíblicas mal compreendidas.

É frustrante quando objetos não funcionam como deveriam. Você vasculha a gaveta de lixo para achar baterias para o controle remoto, apenas para descobrir que elas não têm carga, apesar de não terem expirado.

Essa futilidade nos dá uma ideia do que a Bíblia quer dizer quando fala sobre a vaidade. A vaidade é um conceito de sabedoria encontrado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento que nos aponta o que vai funcionar e o que não vai. Serve como um rótulo de advertência de Deus para nos ajudar a discernir o que é real, duradouro, eficaz e valioso, em oposição ao que é vazio, fútil, sem sentido e passageiro. O livro de Eclesiastes do Antigo Testamento é especializado no assunto da vaidade, ao oferecer aplicações para quase todas as áreas da vida sob o sol, onde podemos tentar encontrar significado neste mundo caído. Suas descrições de frustração e ineficácia ressoam em nossa experiência.

Como um conceito de sabedoria, a vaidade destina-se a nos impedir de buscar significado, propósito e valor naquilo que só nos decepcionará. Reflete o provérbio: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Pv 14:12). Porém, a sabedoria não apenas nos ajuda a discernir a vaidade, ela nos direciona para onde podemos encontrar a vida que buscamos. Depois de uma pesquisa abrangente sobre a vaidade, Eclesiastes estabelece o princípio operacional para uma vida com sentido: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Ec 12:13). Em outras palavras, em vez de confiar no que parece certo para nós ou aceitar o conselho do mundo, elevamos nossos olhos além da ordem criada para dar ouvidos ao nosso Criador. Ao ouvir, colocamos em prática o que Ele diz, na formação das nossas opiniões, na direção dos nossos passos e na nossa confiança nEle e em Sua vontade revelada. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

Encontramos esse princípio operacional no chamado de Deus por meio do profeta Isaías, onde Ele contrasta o pão que não satisfaz com o rico alimento que ele provê (Is 55:2-3). Sem o temor do Senhor que o escuta como Deus, corremos o risco de nos entregarmos à vaidade daquilo que só nos decepciona. O contraste da vaidade contra a verdade, do que é vão em oposição ao que é valioso, apresenta a linha divisória entre sabedoria e loucura em toda a Escritura. Vemos isso em termos de onde procuramos a verdade e do que dependemos para a vida.

Quando Paulo e Barnabé trouxeram o evangelho à Listra no livro de Atos, exortaram o povo a converter-se do que é vão para um Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há (At 14:15). O que era vão? As pessoas criaram seus próprios deuses e seguiram suas próprias inclinações. Ao rotular tudo de vão, Paulo e Barnabé estavam dizendo: “Isso não vai dar certo.” Em vez disso, o povo deveria se arrepender de seus próprios planos e voltar-se para buscar e servir ao Deus vivo e verdadeiro (veja Sl 31:5-8; 1 Ts 1:9-10).

É quando damos ouvidos ao Deus Criador que somos direcionados dos caminhos fúteis que nos parecem corretos para o caminho fértil que produz vida. Em última análise, esse caminho é a provisão de Deus em Jesus Cristo, em quem se encontra a vida autêntica, abundante e eterna.

O apóstolo Paulo expressa a salvação de Deus em Cristo em termos de vaidade. Ao explicar a eficácia da obra de Cristo, ele explica: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé… E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram” (1 Co 15:14, 17-18). Mas Cristo ressuscitou. Nossa fé é fundamentada. Nossa esperança não é vazia. Nossa vida em Cristo não é sem sentido. Nosso trabalho no Senhor não é em vão.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Stanley D. Gale
Stanley D. Gale
O Dr. Stanley D. Gale é um pastor aposentado e autor de vários livros, entre eles Finding Forgiveness: Discovering the Healing Power of the Gospel [Como encontrar o perdão: a descoberta do poder de cura do evangelho].