Unidos em (Toda) a Verdade - Ministério Ligonier
O evangelho da realidade
outubro 27, 2022
Como conhecer a Escritura
outubro 29, 2022
O evangelho da realidade
outubro 27, 2022
Como conhecer a Escritura
outubro 29, 2022

Unidos em (Toda) a Verdade

Nota do editor: Este é o primeiro de 9 capítulos da série da revista Tabletalk: Epístolas do Novo Testamento.

Somos inclinados à parcialidade. O nosso hábito é não somente ter preferências, mas também permanecer e orgulhar-nos nas preferências que escolhemos. Mostramos favoritismo e, depois, nos mobilizamos em torno dos nossos favoritos, como se nos esforçássemos para demonstrar por que os nossos favoritos deveriam ser os favoritos de todos. Sermos parciais, termos preferências e mostrarmos favoritismo não são atitudes inerentemente erradas, desde que nossa parcialidade, preferências e favoritismo estejam de acordo com a Escritura Sagrada. No entanto, problemas surgem quando começamos a mostrar favoritismo com a própria Escritura.

Paulo confrontou com ousadia os cristãos de Corinto sobre este assunto quando escreveu no início de sua epístola: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? (1 Co 1:10-13). Os coríntios estavam mostrando favoritismo em relação aos apóstolos e aos seus ensinos. Naquela igreja, cristãos individuais sustentavam ensinos de um apóstolo acima dos ensinos de outro, criando assim divisões desnecessárias e não bíblicas no corpo de Cristo, que não pode estar dividido, como o próprio Cristo não pode estar dividido.

Até hoje, embora nunca o admitamos, mostramos favoritismo em relação aos apóstolos e seus ensinos. Promovemos nossas epístolas favoritas no Novo Testamento, à exclusão de outras, e às vezes acabamos ficando desnecessariamente divididos no corpo de Cristo. Paulo não sobrepuja Pedro; Pedro não sobrepuja João; e João não sobrepuja Tiago. Em Sua sabedoria soberana, Deus se deleitou em prover-nos um lindo conjunto de epístolas sobre todos os assuntos pertinentes à vida e à piedade, a fim de que o glorifiquemos e o desfrutemos para sempre como um único corpo unido em Cristo, por causa da verdade e não apesar da verdade.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Megazine.

Burk Parsons
Burk Parsons
O Dr. Burk Parsons é editor da revista Tabletalk e serve como pastor principal da Saint Andrew’s Chapel in Sanford, Fla. Ele é editor de Assured by God: Living in the Fullness of God's Grace. Ele está no Twitter em @BurkParsons.