Alegria superficial vs. alegria verdadeira - Ministério Ligonier
Bem-aventurados os humildes de espírito
junho 21, 2022
Alegria em comunidade
junho 28, 2022
Bem-aventurados os humildes de espírito
junho 21, 2022
Alegria em comunidade
junho 28, 2022

Alegria superficial vs. alegria verdadeira

O sistema bancário é enfadonho. Ou, pelo menos, é o que a maioria das pessoas pensa, isto é, a menos que você seja filho de um banqueiro, o que eu sou. Veja, de vez em quando, meu pai me levava para trabalhar com ele e me ocupava com qualquer coisa que ele pensasse que um menino de dez anos acharia interessante em um banco. Eu sempre acabava olhando para a tela de dinheiro falsificado, uma caixa de tamanho médio que mostrava, lado a lado, dinheiro real e falsificado, e uma descrição de como você poderia notar a diferença.

Ser capaz de dizer a diferença entre dinheiro real e falso não é apenas interessante para uma criança em um banco; também é uma ilustração importante, especialmente quando se trata de dizer a diferença entre alegria real e alegria falsa. Você pode não ter correlacionado diretamente o valor entre dinheiro e alegria, mas considere como a alegria é importante. A alegria nos diz o que mais valorizamos na vida; nos define como pessoas. Então, você consegue identificar a alegria falsificada ou a superficial? Para fazer isso, você deve saber a diferença entre quatro tipos de alegria: a falsa, a inconstante, a desvanecente e a eterna.

A alegria falsa é a falsificação mais notória da alegria verdadeira. É a alegria que as pessoas têm com o pecado, a isca no anzol da tentação. Foi a alegria da conquista sexual que levou Davi a cometer adultério com Bate-Seba e a alegria de se safar que o levou a mandar matar o marido dela (2 Sm. 11). Essa alegria falsa e seu fascínio vazio tornam o pecado possível e repetível. Alegria falsa não é alegria real. É apenas um desejo pecaminoso e lascivo desfilando como alegria, causando deleite momentâneo ao mesmo tempo que envenena sua alma. Portanto, nossa primeira regra para detectar alegria falsificada é esta: A verdadeira alegria só pode ser encontrada dentro dos limites da lei de Deus.

O segundo tipo de alegria é a alegria inconstante. A alegria inconstante é o prazer dependente das circunstâncias. Quando a vida está indo bem, a felicidade abunda e a proximidade de Deus é presumida. Quando a vida é marasmo, depressão e escuridão, a alegria inconstante não pode ser encontrada, e Deus parece estar muito distante, muito longe. Embora a verdadeira alegria resida em circunstâncias agradáveis ​​e terríveis, as circunstâncias também podem mascarar a verdadeira alegria, especialmente no sofrimento. Então, a alegria inconstante só está presente em tempos prósperos. E esta é a nossa segunda regra: as circunstâncias não podem produzir nem diminuir a alegria verdadeira.

O terceiro tipo de alegria é a alegria desvanecente, um tipo de alegria enraizada na graça comum de Deus a todos os homens. Se você é um ser humano, independentemente do seu estado espiritual, Deus te abençoou (Mt. 5:45). E essas bênçãos produzem alegria como uma resposta à graciosa benção de Deus. Essas bênçãos incluem uma variedade de coisas, como talentos, família, bens, saúde, realizações, a beleza do nascer do sol e até mesmo lições aprendidas em provações difíceis. Esta é uma verdadeira alegria, presente em todas as circunstâncias, experimentada por todas as pessoas; no entanto, é uma alegria que se desvanece. Está desaparecendo porque este mundo e toda a bondade que ele tem a oferecer não é tudo o que há. Se você ganha o mundo e não tem Deus, você não tem nada. E assim temos nossa terceira regra: o melhor que este mundo tem a oferecer é a alegria desvanecente.

O quarto e mais verdadeiro tipo de alegria é a alegria eterna, assim chamada porque é uma alegria que vem do Deus eterno e é dirigida para Ele, uma alegria que é propriedade única dos cristãos. A alegria eterna é o deleite que Deus tem em Si mesmo, em Sua criação e em Sua missão redentora. É somente pela fé em Jesus que você, como cristão, recebe e experimenta essa alegria. Ao glorificar a Deus, você compartilha do prazer que Ele tem em Si mesmo. Ao olhar para a criação, você vê que não é apenas bela, mas também revela a beleza de Deus como seu Criador. Quando você reflete sobre a sua salvação, você se deleita com alegria na graça eletiva de Deus para com você, uma graça imerecida e rica. É essa alegria que o cristão possui no sofrimento e na prosperidade, nesta vida e na que há de vir, por meio de Jesus Cristo nosso Senhor. E esta é a nossa última regra: alegria verdadeira e duradoura só é encontrada com Deus em Cristo.

Agora você já viu a alegria superficial e a falsificada lado a lado. Você aprendeu quatro regras para examinar sua vida. Não se contente com uma alegria barata e falsa. Continue para se apossar da alegria verdadeira e profunda. O Breve Catecismo de Westminster tem razão quando expressa que o fim principal do cristão é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre, porque, no final, a alegria é tão boa quanto seu objeto.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Joe Holland
Joe Holland
O Rev. Joe Holland é editor administrativo do Seminário Grimké em Richmond, Virgínia. Ele é presbítero docente na Presbyterian Church in America.