Renovando sua mente - Ministério Ligonier
Viver no mundo vindouro
novembro 28, 2022
Favoritismo na igreja
novembro 30, 2022
Viver no mundo vindouro
novembro 28, 2022
Favoritismo na igreja
novembro 30, 2022

Renovando sua mente

Nota do editor: Este é o oitavo de 11 capítulos da série da revista Tabletalk: Entre dois mundos.

Em julho de 2018, Renewing Your Mind [Renovando sua mente] com o Dr. R.C. Sproul celebrou seu 24º aniversário. O nome do programa, o qual tenho o privilégio de apresentar, é extraído de Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.” Essa  breve exortação de Paulo nos provê a solução para vivermos como seguidores de Cristo. 

Conformidade significa seguir o fluxo. Então, os cristãos têm nadado contra a maré ao não se conformarem com o mundo. Isso requer trabalho, todavia não falamos sobre traçar nosso próprio caminho para o céu. Nessa passagem, Paulo está se referindo a crentes, aqueles que já haviam sido justificados. Somos lembrados que “aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6). Falamos sobre nossa santificação, um processo que envolve esforço.

Paulo descreve a conformidade com o mundo como “viver na carne” e alerta: “O pendor [conformidade] da carne dá para a morte” (Rm 8.6). Charles Spurgeon foi também sincero quando expressou: “Se há a possibilidade de um cristão ser salvo enquanto conformado a este mundo, de qualquer forma, deve ser assim como através do fogo. Uma salvação básica é quase tão temível quanto desejável.” Essa vida transformada envolve um novo modo de pensar. Uma boa forma de começar é fazer uma avaliação sincera sobre o que tem dominado nossos pensamentos. Você provavelmente já ouviu a expressão “você é o que você come”. Acredito ser também seguro dizer que você é o que você pensa. Deixe-me ser o primeiro a admitir que foco muitos dos meus pensamentos em coisas que produzem pouco alimento para a alma. O salmista nos lembra: 

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém  o caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido (Sl 1:1-3)

O Dr. Sproul afirmou: “Uma mente renovada é o resultado da busca diligente pelo conhecimento de Deus”. Ele explica onde encontramos esse conhecimento:

Deus nos dá a revelação das Sagradas Escrituras para que nossas mentes sejam transformadas e comecemos a pensar como Jesus. Santificação e crescimento espiritual se referem totalmente a isso. Se você tem isso em sua mente, mas não em seu coração, então você não o tem. Entretanto, essa virtude não estará em seu coração antes que tenha sido internalizado em seu pensamento. Queremos ter uma mente instruída pela Palavra de Deus.

O ASPECTO DA TRANSFORMAÇÃO

Tão clara é a admoestação que traz à mente sobre um homem apresentado em Renewing Your Mind [Renovando sua mente] há alguns meses. Lowell Ivey foi sentenciado a 17  anos de prisão por assalto à mão armada. Ele acreditava que a única maneira de sobreviver atrás das grades era se unir a uma gangue de supremacistas brancos. Lowell se conformou completamente com o grupo. Ele mergulhou em literatura racista e de ódio e começou a cobrir a parte superior do seu corpo com tatuagens que refletiam sua nova identidade de aversão a pessoas de outras raças. Para provar sua lealdade à gangue, Lowell usou uma faca artesanal na tentativa de atacar um prisioneiro afro-americano. Tal ofensa o levou ao confinamento em solitária.

Em um domingo à noite, enquanto ouvia um sermão em uma estação de rádio local, Lowell encontrou-se desesperado sobre o rumo de sua vida e estava convencido de que iria para o inferno. Ele disse: “As lágrimas escorriam e simplesmente caí de joelhos diante dEle e disse ‘Senhor, faça-me um cristão. Transforme meu coração. Leve tudo isso embora e me ajude a te seguir.’ E Ele o fez.”

Lowell permaneceria na solitária por mais sete anos, porém afirmou que aquele tempo foi vital para seu crescimento como cristão. “Usei o tempo para ler, estudar, meditar na Palavra de Deus e orar. O Senhor estava fortalecendo meu relacionamento com Ele. Não foi tempo perdido.”

Providencialmente, Lowell descobriu o Renewing Your Mind [Renovando sua mente] na rádio e disse que os ensinos de Dr. Sproul foram essenciais para seu crescimento. “Foi principalmente ao ouvir esse programa que me tornei mais maduro teologicamente”, ele declara. Também obteve uma cópia da Bíblia de Estudo da Fé Reformada, a mesma que usa na atualidade para preparar sermões como pastor de uma igreja na Virgínia. Lowell também é marido e pai de três crianças.

A transformação de Lowell é tão profunda que, ao entrevistá-lo, não pude acreditar que a pessoa diante de mim era a mesma que ele descreveu antes de sua conversão. Note como ele apresenta a transformação da sua identidade supremacista branca na prisão:

O Senhor me livrou profundamente do pecado do racismo. Enquanto lia Sua Palavra e à medida que meus pensamentos e afeições eram moldadas pela Palavra de Deus, não havia, de modo algum, como alimentar hostilidade contra outra pessoa.

A MOTIVAÇÃO PARA VIVER UMA VIDA TRANSFORMADA

No Antigo Testamento, os israelitas eram constantemente lembrados da misericórdia de Deus ao libertá-los da escravidão. “Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo” (Lv 11:45).

De mesmo modo, Paulo baseia seu apelo em Romanos 12 nas “misericórdias de Deus” (v. 1), as quais detalhou nos capítulos 3 – 11. Ele inclusive nos lembra da libertação da escravidão do pecado (6:20-23). Lowell descreve a misericórdia de Deus em libertá-lo do pecado: “Ele tem sido tão misericordioso. Me levantou das cinzas e da cova que cavei para mim mesmo. Deus me fez entrar no reino glorioso de Seu filho, Jesus Cristo.”

É tentador pensar que a conversão de Lowell é mais impressionante que a nossa. Mas fazemos bem ao lembrar que estávamos também mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2:1). Porém, do mesmo modo, Deus nos mostrou misericórdia. Como Isaac Watts escreveu em seu famoso hino When I Survey the Wondrous Cross [Ao contemplar a maravilhosa cruz]: “Amor tão maravilhoso, tão divino, requer minha alma, minha vida, meu tudo”.

Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Lee Webb
Lee Webb
Lee Webb é apresentador do programa Renewing Your Mind [Renovando sua mente].