O nosso Pastor totalmente suficiente - Ministério Ligonier
oração
Humildade na oração, no arrependimento e nas ações de graças
março 29, 2023
éfeso
Problemas em Éfeso
abril 3, 2023
oração
Humildade na oração, no arrependimento e nas ações de graças
março 29, 2023
éfeso
Problemas em Éfeso
abril 3, 2023

O nosso Pastor totalmente suficiente

Nota do editor: Este é o décimo primeiro de 18 capítulos da série da revista Tabletalk: O orgulho e a humildade.

Além da ressurreição de Cristo, o único outro milagre que aparece em todos os quatro Evangelhos é a alimentação de cinco mil pessoas feita por Jesus. (Mt 14:13-21; Mc 6:30-44; Lc 9:10-17; Jo 6:1-14) Além do significado de sua escala milagrosa, esse milagre demonstra uma característica particular de Jesus que o torna ainda mais magnífico: Sua total suficiência.

Jesus foi saudado por uma grande multidão ao desembarcar no mar da Galiléia. Ele instruiu Seus discípulos a dar algo para as pessoas comerem, porque era hora da refeição e estariam com fome. De mãos vazias, os discípulos se aproximaram de Jesus com apenas cinco pães e dois peixes, recursos totalmente inadequados para alimentar tantas pessoas.

Vendo a multidão como ovelhas sem pastor, Jesus instruiu Seus discípulos a reunirem o povo para o banquete que Ele estava prestes a oferecer. Ele pegou os cinco pães e os dois peixes, abençoou-os e deu-os aos discípulos para distribuí-los. Jesus estava alimentando cerca de vinte e cinco mil pessoas, entre eles mulheres e crianças, Seus discípulos voltavam continuamente a Ele até que todas as pessoas estivessem “satisfeitas” (Mt 14:20). No entanto, Jesus foi mais longe; forneceu o suficiente para que cada discípulo tivesse uma cesta de sobras. Este milagre demonstrou não apenas a suficiência de Jesus, mas também a superabundante suficiência de nosso Pastor em dar mais do que o suficiente para prover Suas ovelhas.

O apóstolo Paulo dá três razões pelas quais Jesus é nosso Pastor totalmente suficiente em Colossenses 1. Em primeiro lugar, Jesus é suficiente, porque Ele “é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (v. 15; ver também v. 19). Jesus não é um homem comum com meios comuns, mas é a Palavra encarnada: Deus conosco. E porque Deus é de eternidade em eternidade, Jesus é suficiente de eternidade em eternidade.

Em segundo lugar, Jesus é suficiente, “pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra” (v. 16). Jesus é o Criador de todas as coisas e, portanto, Seus recursos são infinitos. Ele criou as cabeças de gado aos milhares nas colinas (Sl 50:10), pão e peixe, e todas as outras coisas para nosso bem e para Sua glória. Portanto, nunca devemos temer quando encontrarmos nossos bolsos e cestos vazios.

Em terceiro lugar, Jesus é suficiente, porque “ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (v. 17). Jesus é nosso Pastor suficiente, porque todas as coisas foram colocadas sob Sua autoridade soberana. Nada em todo o universo está fora do controle soberano e da autoridade de Jesus.Quarto, Jesus é suficiente, porque Ele promete tornar todos os crentes “perfeitos” (v. 28). O mesmo Jesus que lhe perdoa o pecado, justifica pela fé e lhe concede a vida eterna, vai torná-lo completo nEle e levá-lo até a glória.

Se Jesus pode pegar o almoço de uma criança e alimentar milhares, Ele sempre é mais do que adequado em todos os desafios desta vida. Dependa dEle para todas as coisas e você sempre estará satisfeito.


Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Dustin W. Benge
Dustin W. Benge
Dr. Dustin W. Benge é professor de Espiritualidade Bíblica e Teologia Histórica no Southern Baptist Theological Seminary em Louisville, Kentucky. Ele é autor de vários livros, entre eles The American Puritans [Os puritanos dos Estados Unidos] e The Loveliest Place [O lugar mais belo].