O perigo da falsa modéstia - Ministério Ligonier
A humildade nas redes sociais
março 26, 2023
oração
Humildade na oração, no arrependimento e nas ações de graças
março 29, 2023
A humildade nas redes sociais
março 26, 2023
oração
Humildade na oração, no arrependimento e nas ações de graças
março 29, 2023

O perigo da falsa modéstia

falsa modéstia

Nota do editor: Este é o nono 18 capítulos da série da revista Tabletalk: O orgulho e a humildade.

A falsa modéstia é um pecado difícil de reconhecer, porque vem disfarçado em forma de piedade. Pode penetrar em nossas orações e em nossa maneira de falar. Pode ser a razão pela qual desviamos de elogios em vez de simplesmente agradecer. Pode ser por isso que somos tentados a falar demais sobre nossos sacrifícios ou fracassos. Talvez a falsa modéstia seja até um motivo para nosso humor autodepreciativo. O desafio é que alguns desses padrões também podem estar enraizados no caráter natural, na cultura ou nos costumes. No entanto, devemos considerar se nossos hábitos estão enraizados na humildade genuína. O perigo da falsa modéstia é que ela é profundamente enganosa e, em última análise, não dá glória a Deus.

A Bíblia adverte que as pessoas religiosas podem construir uma fachada de falsa humildade. O Senhor Jesus falou de hipócritas que jejuavam e se mostravam contristados para parecer piedosos (Mt 6:16). Ele expôs o orgulho do fariseu, que pensava que o jejum e o dízimo eram realizações dignas do favor de Deus (Lc 18:12). Essas práticas denunciavam que eles não estavam interessados em honrar a Deus, mas em honrar a si mesmos. É esse tipo de falsa modéstia farisaica que leva a várias armadilhas.

Primeiro, a falsa modéstia é enganosa. Requer emoções mascaradas, pensamentos ambíguos e realidade deturpada. Leva a viver uma mentira fingindo ser mais pobre, mais triste, menos talentoso ou mais sacrificial do que você. Esses hábitos podem ter certa aparência de religião, mas não podem ajudar contra as indulgências da carne (Cl 2:23). Existe o perigo de que esse engano leve ao egoísmo. Aqueles que praticam esses hábitos podem se tornar avarentos, se não financeiramente, pelo menos em outros aspectos da vida. Seu amor pelo próximo será atrofiado; eles falharão em compartilhar seus talentos. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

A falsa modéstia também é perigosamente orgulhosa. O apóstolo Paulo adverte que aqueles que se deleitam na falsa humildade são “[enfatuados] sem motivo algum” por suas mentes carnais (Cl 2:18). Não cometa erros, a falsa modéstia é egocêntrica em vez de estar centrada em Deus. Esquece que caminhamos diante da face de Deus e que Ele conhece todos os pensamentos e intenções de nossos corações. Embora esse orgulho possa estar bem escondido dos outros, ainda é “abominável” diante do Senhor (Pv 16:5). Deus não se deixa enganar pelas aparências exteriores.Pior de tudo, a falsa modéstia rouba a glória de Deus. Deus deu a cada um de nós vários dons, talentos, circunstâncias e posses. Um cristão forte deve ser capaz de desfrutar até mesmo as bênçãos da prosperidade como um presente de Sua mão. Colossenses 2:20-23 nos dá uma dica de que hábitos de falsa modéstia podem levar a uma espécie de gnosticismo, a antiga heresia que ensinava que a criação é intrinsecamente má. Se nos envolvermos em falsa modéstia, em algum lugar na raiz está um problema com nossa teologia. Devemos louvar a Deus pelas posses, corpos e habilidades que Ele nos deu (Sl 139:14). Como o publicano, devemos apresentar-nos ao Senhor como humildes pecadores. Mas isso não exclui também vir diante dEle em profunda gratidão por todos os Seus dons.

Por fim, a falsa modéstia é um pecado complicado de discernir. Esta é uma área particularmente perigosa para tentar identificar em outros cristãos. Você pode ler um artigo como este e pensar consigo mesmo: “Conheço uma pessoa assim; poderia facilmente dirigir um Cadillac e, em vez disso, dirige um Corolla.” Ou “conheço um homem que ora e fala assim.” Tenha muito cuidado ao tentar ler o coração dos outros. Você pode não conhecer suas razões, motivos ou histórias. É genuinamente modesto evitar vangloriar-se ou tocar a própria trombeta (Mt 6:2). O que pode parecer falsa modéstia para você pode dizer mais sobre o seu próprio coração do que sobre o deles. A chave para combater esse pecado é andar diante da face de Deus e saber que Ele conhece seu coração. Se você vir este pecado em si mesmo, confesse-o diante dEle e olhe para o Senhor Jesus Cristo, que se humilhou até a morte de cruz (Fp 2:8). A verdadeira humildade começa na cruz de Cristo e na confissão de nossa fé nEle. “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tg 4:10).


Este artigo foi publicado originalmente na Tabletalk Magazine.

Robert VanDoodewaard
Robert VanDoodewaard
O Rev. Robert VanDoodewaard é pastor da Hope Reformed Church em Powassan, Ontário.